Este circuito serve como suporte a uma linha telefônica, quando se necessita usar mais de um aparelho telefônico. O sistema é composto por três aparelhos telefônicos, sendo um principal (central) e dois como extensões. Chaves fazem as transferências de ligações entre o telefone principal e as extensões e as chamadas paralelas, diretas e inversas (bilaterais). Além de indicar linha ocupada, através de dois LEDs, um kit mini-music, emite uma informação sonora (melodia) por meio de um buzzer e um LED (vm), que pisca. O sistema utiliza fonte própria de alimentação (button cell).

Artigo publicado na revista Eletrônica Total 108 de 2005

Dois outros LEDs, instalados no painel referente ao telefone principal (TP), acendem, um para cada extensão, quando essas chamam o telefone principal, auxiliando na sua identificação. Nos painéis referentes às extensões são instalados também kits mini-music para a orientação das chamadas.

 

COMO FUNCIONA: (Circuitos Telefônicos)

Linha telefônica conectada em L1-12. As tomadas: TM-1, TM-2 e TM-3, deverão estar com os respectivos aparelhos telefônicos conectados. As chaves S, e S2, tipo pressão com trava, na posição "OFF". Nesta condição, todas as chamadas telefônicas, oriundas da (Telefônica-Operadora), são inicialmente direcionadas ao (TP) — Telefone Principal.

Para que a chamada seja recebida em uma das extensões "A" ou "B", é só passar para a posição "ON" uma das chaves S1 ou S2. Estas chaves ficam instaladas junto ao telefone principal (TP).

 

 

Circuito paralelo de Sinalização de Chamara

O sistema é formado por três circuitos osciladores, iguais, de áudio e luz, C1, C2 e C3, que são instalados: um junto ao telefone principal (TP) e os outros dois, ou seja, cada um junto a cada extensão. Estes circuitos são interligados, por cabo, entre a extensão e o telefone principal (TP) são (operados) pelas chaves S. e (Extensão A) e S4 e S6 (Extensão-B), que fazem os avisos de chamadas nos dois sentidos, ou seja, bilateral quando pressionadas para a posição -0N. Isto é possível por meio de um alerta sonoro (música) e um LED pisca) que compõem o circuito musical, são semelhantes àqueles usados nos cartões musicais, com músicas variadas, mas ao adquiri-los, observe os que mais se prestam para os referidos circuitos de avisos de chamadas.

Os integrados CI1. CI2 e CI3, formadores dos referidos circuitos são compostos, cada um, por um buzzer piezoelétrico (cerâmico), um LED infravermelho que pisca e um circuito que emite através do transdutor (buzzer), som em forma de melodia.

Além de serem bastante simples, têm um bom desempenho funcional, cada circuito é alimentado por duas pilhas tipo button cell.

A chamada das extensões para o telefone principal (TP) é orientada através de LEDs junto ao (TP) e são acoplados às chaves: S5 (LD2-Vm) —Extensão "A" e S6 (LD3-Vd) — Extensão "B".

O sistema também é complementado por um "Indicador de Linha Ocupada", utilizando-se relés e LEDs. Estes ficam instalados junto ao (TP) e funcionam simetricamente para as extensões da seguinte maneira, por exemplo: S1 na posição "ON", quando o monofone do aparelho telefônico, conectado em TM-2, for retirado do gancho, o circuito se completa, fazendo circular uma corrente pela bobina do relé K1, que automaticamente é acionado, fechando seus contatos para "NA", onde está conectado o circuito indicador do LED (LD,), que acende. É necessário que haja sinal de linha. LD, apaga-se quando o monofone volta para a posição de repouso.

Este circuito é alimentado por uma bateria de 6 ou 9 Vcc.

Nestes circuitos foram usados relés de dois contatos para 12 Vcc, de amperagem adequada para suportar o sistema. Relés como o NEC-MR31C ou equivalente Metaltex — MC2RC2, funcionam sem problemas. Não usar relés para voltagem nominal menor que 12 Vcc-

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

Por acaso, se o circuito telefônico entre o (TP) e as Extensões for interrompido por um eventual problema na bobina dos relés K1 ou K2, é só passar as chaves S, ou S8 para a posição "ON", que o circuito voltará a funcionar normalmente, sem operar o sistema indicador de linha ocupada (LD1 ou LD2).

 

MONTAGEM E INSTALAÇÃO

Na figura 1 temos o diagrama completo do Telefone-Extensão. A montagem deste circuito é bastante simples e econômica. É necessária a confecção de uma placa de circuito impresso contendo um espaço (área) suficiente para a colagem da plaqueta do circuito sonoro "C12", conforme a figura 2 e uma barra de conectores facilita a fixação dos fios, conforme figura 3. Caixas isolantes para embutir e tampas (espelhos) servem à confecção dos painéis. Cabo telefônico de quatro pares de fios interligam os circuitos: Extensões – (TP). Nas figuras 4, 5 e 6 há sugestões de painéis.

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 


 

 

 

 


 

 

 

 


 

 

 

 

 


| Clique na imagem para ampliar |