Este circuito foi adaptado do meu livro Robótica, Mecatrônica e Inteligência Artificial - Robotics, Mechatronics and Artificial Intelligence (esgotado) publicado nos Estados Unidos. Ele pode ser usado como um shield de controle CMOS para dois solenoides em um projeto de mecatrônica ou robótica.

   Em particular, o bloco mostrado na Figura 1 é recomendado quando os solenoides são controlados pela lógica CMOS. Você pode substituir o IC pela função TTL equivalente. Quando a entrada está no nível lógico alto, o solenoide X2 está ligado e X1 está desligado. No nível lógico baixo, o solenoide X2 está desligado e X1 está ligado.

   Ao usar os s BD135, solenoides até 1 A podem ser acionados. O leitor deve experimentar os valores do resistor se outros transistores forem usados. Os transistores Darlington podem ser usados se solenoides de alta potência forem instalados. Você pode substituir os resistores por 10 k in neste caso.

 

Figura 1 Usando lógica CMOS
Figura 1 Usando lógica CMOS

 

   

Ao usar microcontroladores como o Arduino, a tensão da fonte de alimentação lógica deve ser de 5V, mas a fonte do relé pode estar de acordo com seu tipo, entre 5 e 12 V.