Este artigo é parte do quarto volume da série Como testar Componentes. O leitor também encontrará procedimentos de testes de outros componentes na seção de instrumentação do site do autor.

 

O que são

Os Silicon Bilateral Switches ou Chaves Bilaterais de Silício dispositivos semicondutores com características de resistência negativa usados no disparo de Triacs e outros Tiristores. Podemos dizer que consistem em dois SUS ligados em oposição, conforme mostra a figura 1.

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

O que Testar

Um teste de continuidade apenas detecta de o componente está em curto. Se isso não ocorrer, o teste com o multímetro ou provador de continuidade não acusa se ele tem problemas de funcionamento ou está aberto. O melhor teste, neste caso é o teste com um circuito de prova ou ainda levantamento de sua característica com a ajuda do osciloscópio.

 

Instrumentos Usados

• Provador de Continuidade

• Multímetro

• Circuito de prova

• Circuito de prova e osciloscópio

 

O teste

Podemos realizar diversos testes práticos simples para verificar o estado de um SBS. Alguns deles são dados a seguir. Os resultados vão depender das características dos componentes testados sendo, por esse motivo, interessante ter suas folhas de características em mãos.

 

a. Teste com o Multímetro e Provador de Continuidade

O teste descrito a seguir apenas acus se o componente estiver em curto. Se isso não ocorrer, nada poderá ser afirmado sobre seu estado, sendo recomendado os testes seguintes.

 

Procedimento

a) Coloque o multímetro numa escala baixa de resistências (ohms x1 ou ohms x10 se for analógico ou 200/2000 ohms se for digital). Para os tipos analógicos, zere-o antes de usar. No caso do provador de continuidade, basta colocá-lo em condições de funcionar.

 

b) Retire o SBS do circuito e faça a medida das resistências no sentido direto e no sentido inverso.

 

A figura 2 mostra como essa prova deve ser realizada.

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

Interpretação da Prova

As resistências medidas são as indicadas na figura. Neste caso, o componente se encontra em bom estado. Se as resistências forem diferentes, então teremos um componente com problemas.

Baixas resistências onde deveriam ser altas indicam um componente em curto. As altas resistências podem não indicar realmente se o componente está aberto, sendo necessário fazer um teste dinâmico (com circuito de prova) para melhor avaliação.

 

b. Teste com o Circuito de Prova

O circuito mostrado na figura 3 é mais eficiente na prova de um SBS pois ele faz um teste de funcionamento, ou seja, verifica se o componente está disparando convenientemente

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

O seu disparo ativa o triac nesse controle de potência comum. Assim, atuando sobre o potenciômetro de 100 k deve-se obter variação do brilho da lâmpada incandescente se o SBS estiver bom.

 

Procedimento

a) Monte o circuito de prova mostrado na figura 3.

 

b) Identifique os terminais do componente que vai ser testado encaixando-o no circuito de prova. Ligue o circuito.

 

c) Ajuste P1 e observe o brilho da lâmpada.

 

 

Interpretação da Prova

Se a lâmpada não acender o variar de brilho então certamente o componente não se encontra em bom estado.

 

c. Usando o Osciloscópio

Uma prova mais completa com o levantamento das caracteristicas do componente pode ser obtida com a ajuda do circuito mostrado na figura 4.

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

Neste caso temos um oscilador de relaxação que usa o componente de modo que possamos verificar se ele está operando corretamente. Podemos observar a forma de onda pulsante num resistor de carga ou a forma de onda dente de serra no capacitor. Se o osciloscópio for de duplo traço podemos observar as duas formas de onda simultaneamente.

Inverta o componente depois de fazer o teste para verificar sua característica no sentido inverso, que deve ser a mesma.

 

Procedimento

a) Monte o circuito de prova da figura 4 e ajuste o circuito para oscilar.

 

b) Ajuste o osciloscópio para visualizar a forma de onda indicada. Se for de duplo traço pode-se capturar a forma de onda em dois pontos do circuito, conforme sugerimos.

 

c) Analise a forma de onda com especial atenção para a tensão de disparo do componente. será interessante ter a folha de características do componente para melhor interpretação dos resultados.

 

A figura 5 mostra as formas de onda obtidas neste caso.

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

Interpretação

As formas de onda corretas permitem dizer que o componente se encontra em boas condições. Pela análise dessas formas de onda podemos determinar as características do componente. Evidentemente, se não for possível colocar o componente para oscilar, ele não se encontra em bom estado.