Os flybacks de televisores e monitores de tubo (TRC) e os transformadores de fontes chaveadas ou inversores são constituídos de um núcleo de ferrite e os enrolamentos adequados às altas frequências de funcionamento, diferente dos transformadores de força feitos para a frequência da rede em 60 Hz. Tais transformadores de ferrite possuem em geral baixa resistência ôhmica nos enrolamentos e em caso de curto nas espiras o multímetro comum indicará bom estado quando na verdade a fonte ou o televisor não funciona com este transformador em curto. Neste artigo trago para vocês amigos leitores um testador de flyback e transformadores de fontes em geral capaz de detectar se tais componentes estão ou não em curto de forma eficaz.

 

O esquema está na figura 1:

 

Figura 1 – Diagrama do aparelho
Figura 1 – Diagrama do aparelho | Clique na imagem para ampliar |

 

 

Funcionamento – No conector U2 temos as garras jacaré para testar o primário do flyback ou transformador da fonte. Não é necessário fazer o teste em todos os enrolamentos do transformador, apenas no primário é suficiente. Se o transformador estiver em curto (qualquer enrolamento) no teste do primário já vai acusar o componente com defeito. As garras jacaré não tem polaridade para testar. Ao conectá-las no primário do transformador, este enrolamento formará um oscilador Colpitts com os capacitores C2 e C4, transistor Q3 e seus resistores de polarização associados. Se o transformador estiver bom, o oscilador produz um sinal entre 10 e 50 KHz (dependendo da indutância do primário do transformador testado).

Este sinal será amplificado pelo Darlington Q1 e Q2 e acenderá o led (na verdade o led acende e apaga muito rápido e o enxergaremos aceso). Se o transformador em teste tiver qualquer espira em qualquer enrolamento em curto, “carrega” a indutância do primário e impede o oscilador de funcionar. Não haverá sinal em Q1 e Q2 e o led fica apagado, indicando transformador com defeito. D1 é um clipper e impede que a tensão negativa na base de Q2 passe de -0,6 V (retorno do enrolamento do transformador testado).

Lista de materiais:

- Bateria de 9 V

- Clip de bateria;

- Resistores de 100 Ω, 470 Ω, 4,7 KΩ e 56 KΩ todos de ¼ W (um para cada valor);

- 3 Capacitores de poliéster de 47 nF x 63 V;

- 1 Capacitor de poliéster de 100 nF x 63 V;

- 2 Transistores MPSA42;

- 1 Transistor BC337;

- 1 Diodo 1N4148;

- 1 Led vermelho difuso de 5 mm.

 

Na figura 2 temos o desenho da placa:

 

 

Figura 2 – Placa de circuito impresso
Figura 2 – Placa de circuito impresso

 

 

Veja na figura 3 onde conectar as pontas num flyback. No transformador da fonte também colocamos as garras no primário.

 

Figura 3 – Conexão do aparelho para teste
Figura 3 – Conexão do aparelho para teste

 

 

O led ficando aceso o transformador está bom e se piscar e apagar o transformador está em curto. No caso de dúvida onde são os pinos do primário, teste dois a dois até encontrar pelo menos um par que o led fique aceso. Se o led não acender em nenhum par de pinos indica que o transformador está em curto. Tanto o flyback como o transformador chopper da fonte podem ser testados no circuito mesmo apenas que no caso do flyback é necessário desencaixar o soquete do tubo.

 

A Burgoseletronica Ltda vende cursos e livros técnicos nos endereços a seguir:

http://loja.burgoseletronica.net/

http://www.lojaburgoseletronica.com.br/

Canal no YouTube: www.youtube.com/c/Burgoseletronica05