Neste artigo de nossa série de livros Como testar Componentes em 4 volumes ensinamos como testar SUS (Silicon Unilateral Switch) ou chaves unilaterais de silício. O procedimento para testes de outros componentes podem ser encontrado nesta série de livros e na seção de instrumentação de nosso site.

 

O que são

SUS significa Silicon Unilateral Switch ou Chave Unilateral de Silício. Trata-se de um dispositivo de disparo que conduz num único sentido quando uma tensão entre seus terminais é atingida. Na figura 1 temos o símbolo e o aspecto desse componente que é usado no disparo de SCRs.

 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

 

O que Testar

 

Um teste estático com o multímetro ou o provador de continuidade apenas revela se o SUS está em curto, nada indicando sobre seu funcionamento ou se ele está aberto. O melhor teste é feito com um circuito apropriado em que ele pode ser posto para funcionar.

 

Instrumentos Usados

• Provador de continuidade

• Multímetro

• Circuito de Teste

• Fonte alternada ou traçador de curvas com Osciloscópio

 

O teste

Descrevemos a seguir alguns testes usados para revelar o estado de um SUS (Silicon Unilateral Switch)

 

a. Teste estático com multímetro ou provador de continuidade

Nesse caso, apenas podemos detectar se o componente está em curto. A prova não é conclusiva se o componente não estiver nessa condição de curto.

 

Procedimento

a) Coloque o multímetro numa escala baixa de resistências (ohms x1 ou ohms x10 se for analógico ou 200/2000 oums se for digital). Para os tipos analógicos, zere-o antes de usar. No caso do provador de continuidade, basta colocá-lo em condições de funcionar.

 

b) Retire o SUS do circuito e faça a medida das resistências no sentido direto e no sentido inverso.

 

A figura 2 mostra como essa prova deve ser realizada.

 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

 

Interpretação da Prova

As resistências medidas são as indicadas no procedimento de prova. Neste caso, o componente se encontra em bom estado. No entanto, se as medidas de resistências forem diferentes, com leituras de altas onde deveriam ser baixas, ou todas baixas ou temos um componente aberto ou em curto.

 

b. Teste com o circuito de prova

Na figura 3 mostramos um circuito simples de prova para SUS. O LED indicador deve piscar indicando com que o componente se encontra bom, operando como oscilador de relaxação.

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

c. Teste com o osciloscópio

Podemos ir além, levantando as características do componente com a observação do seu disparo num circuito de prova conectado a um osciloscópio. Como isso pode ser feito é mostrado na figura 4.

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

Não será preciso dotar o SCR de dissipador de calor pois o teste é feito em regime de baixa corrente.

 

Procedimento

 

a) Coloque o SUS no circuito de prova, ligando o osciloscópio para observar um sinal de 60 Hz, conforme indicado na figura.

 

b) Ligue o circuito e faça os ajustes para observar a forma de onda indicada.

 

c) Analise a forma de onda medindo a amplitude do sinal para determinar o ponto de disparo e também o ângulo de fase.

 

A análise da forma de onda obtida é mostrada a figura 5.

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

 

Observações

Será importante ter em mãos a folha de características do componente que está sendo testado para que as formas de onda obtidas ou ainda os testes possam ser melhor avaliados. Em especial deve ser levada em conta a corrente de disparo (gate) do SCR, pois podem ser necessárias modificações nos valores dos componentes (R1 e P1) para se obter o controle de fase desejado.