Com a publicação de diversos transmissores de FM, principalmente com a indicação de que poderiam ser usados em espionagem, é óbvio que começaram a chegar solicitações de como evitar sua ação. Assim, para neutralizar esses pequenos transmissores desenvolvemos um anti-espião que foi publicado na revista Eletrônica Total 18 de 1990. É deste projeto que tratamos neste artigo.

É claro que, pela sua importância, o projeto apareceu como chamada de capa daquela edição e fez sucesso.

O princípio de funcionamento era simples. O circuito consistia num transmissor que “invadia” o espectro com um sinal que evitava que aparelhos receptores de FM colocados nas proximidades recebessem qualquer sinal nessa faixa. Era um transmissor de ruídos, ou de “espectro espalhado” se adotarmos a terminologia atual. A figura 1 do artigo dava uma ideia de como ele espalhava um sinal no espectro de FM.

 

Figura 1 – Cobrindo o espectro de FM
Figura 1 – Cobrindo o espectro de FM

 

 

Evidentemente, para ser útil ele precisava ter potência suficiente para cobrir a área em que um eventual receptor estivesse. Na versão original usamos um pequeno transistor que dava uma cobertura de uns 50 metros, mas havia a possibilidade de usar um transistor de maior potência.

Para obter o espalhamento usamos um varicap. A montagem poderia ser feita em placa de circuito impresso ou em matriz de contatos. O oscilador usava um BF494 e a modulação para espalhar o sinal vinha de um transistor unijunção como oscilador de relaxação.

Essa montagem pode ser realizada até hoje, consistindo num excelente projeto experimental para makers ou cursos de tecnologia. Todos os componentes usados ainda são comuns no nosso mercado. Veja no artigo do site o artigo Anti-espião (ART264) para fazer sua montagem.

Foi um dos muitos projetos desse tipo que fizemos ao longo do tempo e que fizeram sucesso.

https://www.youtube.com/watch?v=DJ2GkumUpSc