Este circuito é bem mais sensível que o anterior (ART769) e tem maior potência de saída, empregando 4 transistores de uso geral.

Publicado na Eletrônica Total 45 de 1992 no Curso de Reparação

Este circuito é alimentado com 4 pilhas pequenas (ou fonte de 6 V) e tem excelente desempenho em termos de potência de saída e sensibilidade. Q1 funciona como pré-amplificador, Q2 como excitador e Q3 e Q4 em conjunto com saídas em simetria complementar.

O circuito tem entradas para áudio e RF com controle de sensibilidade (volume). Sinais de alguns microvolts podem ser detectados com este sensível circuito. Na figura 22 temos o diagrama completo de nosso seguidor de sinais.

 


 

 

 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

Como só usamos transistores podemos ter uma versão em ponte de terminais sem muitos problemas de disposição de componentes conforme mostra a figura 23. A disposição dos componentes numa placa de circuito impresso é mostrada na figura 24.

Os transistores são NPN e PNP de uso geral admitindo equivalentes. O alto-falante tem de 5 a 10 cm de diâmetro dependendo muito destes componentes a qualidade final do som obtido.

O teste de funcionamento deste seguidor é muito simples: tocando com o dedo na ponta de prova na posição de áudio devemos ter ronco no alto-falante ao abrir a sensibilidade. Tocando na ponta de RF podemos até ter a audição de estações próximas de rádio!