Dimmer com Unijunção e SCR (MEC347)

Este artigo é do meu livro Robotics, Mechatronics and Artificial Intelligence (esgotado) publicado nos Estados Unidos (*). O circuito descrito pode ser usado para controlar cargas alimentadas pela rede elétrica CA.

MEC140E MEC219S

(*) Uma nova edição em português, em espanhol e em inglês está sendo preparada com a finalidade de atender as modificações impostas no ensino de tecnologia no nível médio pelo BNCC (Base Comum Curricular) de 2018 e pelo STEM do programa americano semelhante aprovado em 2015 e analisado desde 2009.

O circuito mostrado na Figura 1 pode ser usado como um controle de potência linear para cargas na faixa entre 12 e 48 V. Dependendo da tensão da fonte de alimentação, o capacitor C1, o resistor R1 e o zener devem ser substituídos por componentes com valores diferentes. A tabela a seguir fornece os valores recomendados para esses componentes:

 


 

 

 

Figura 1 Dimmer usando UJT e SCR
Figura 1 - Dimmer usando UJT e SCR

 

Devido às variações de tolerância entre os componentes, particularmente entre os capacitores, talvez seja necessário experimentar cada circuito para encontrar os melhores valores. Os valores sugeridos na tabela são médios.

 

 


Opinião

Novos tempos (OP213)

O mundo mudou. Depois da pandemia e também da guerra na Ucrânia o mundo será outro. Estamos presenciando e percebendo isso. Já não somos mais os mesmos.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia