Drive simples para SMA (MEC349)

Este artigo foi escrito com base no meu livro Robótica, Mecatrônica e Inteligência Artificial - Robotics, Mechatronics and Artificial Intelligence (esgotado) publicado nos Estados Unidos (*). O circuito descrito pode ser usado para controlar SMA (Shaoe Memory Alloy) em projetos de robótica e mecatrônica.

MEC142E MEC221S

(*) Uma nova edição em português, em espanhol e em inglês está sendo preparada com a finalidade de atender as modificações impostas no ensino de tecnologia no nível médio pelo BNCC (Base Comum Curricular) de 2018 e pelo STEM do programa americano semelhante aprovado em 2015 e analisado desde 2009.

O circuito da Figura 1 ilustra a maneira mais simples de excitar uma SMA. A tensão deve ser calculada de acordo com o SMA (comprimento, corrente e resistência por metro) e a fonte de alimentação deve ser capaz de fornecer a corrente necessária.

A SMA contrai quando o comutador (S1) está fechado e distende quando o comutador está aberto. O interruptor pode ser substituído por relés ou sensores. Muitos dos blocos anteriores que usam relés podem ser acoplados a um SMA adicionando um bloco como este.

 

Figura 1 Driver simples do SMA.
Figura 1 Driver simples do SMA.

 

 

 

 


Opinião

O que vem pela frente (OP210)

Uma das características do Instituto Newton C. Braga é a manutenção do ritmo de suas realizações, independentemente do que se passa no nosso mundo. Não foi a pandemia, nem crises de qualquer tipo que alteraram nosso ritmo de trabalho.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)