Aquecimento de Transformador (DUV086)

Montei um amplificador cuja fonte utiliza um grande transformador. Em funcionamento o transformador se aquece muito. Isso é normal?

 

O aquecimento de transformadores de potência, principalmente em fontes de alimentação é normal. Parte da energia envolvida no processo de transferência se perde na forma de calor devido a diversos fatores como as correntes de turbulência (Eddy) que ocorrem nas chapas do núcleo. No entanto, o aquecimento nunca deve ser excessivo, pois pode causar dano à cobertura de esmalte dos fios ou de plástico dos terminais e outras partes que podem derreter. Assim, o aquecimento até o ponto em que conseguimos colocar a mão no componente sem nos queimar é tolerável. Acima disso, o sobreaquecimento pode ser indicativo se sobrecarga como excesso de corrente ou ainda um transformador mal dimensionado para a carga que deve alimentar.


Opinião

Novos tempos (OP213)

O mundo mudou. Depois da pandemia e também da guerra na Ucrânia o mundo será outro. Estamos presenciando e percebendo isso. Já não somos mais os mesmos.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia