Alto-Falantes de 4 ou 8 ohms (DUV115)

Tenho um amplificador com saída de 8 ohms. Se eu ligar alto-falantes de 4 ohms estarei forçando o amplificador, segundo me disse um amigo?


Quando ligamos na saída de um amplificador um alto-falante ou uma caixa acústica com a mesma impedância, temos a máxima transferência de energia. Isso significa que o amplificador terá seu máximo rendimento, podendo entregar a sua máxima potência, sem forçar os circuitos e os alto-falantes. No entanto podemos também ligar um alto-falante de impedância maior, por exemplo, 16 ohms e ainda assim obter o funcionamento sem forçar o circuito. Neste caso, entretanto, a potência máxima que obteremos na saída será menor e o amplificador não alcançará seu rendimento máximo. O que não podemos é ligar na saída caixas ou alto-falantes de impedância menor do que os 8 ohms. Por exemplo, 4 ou 2 ohms, vão sobrecarregar o circuito do amplificador que poderá sofrer danos.

 


Opinião

Novos tempos (OP213)

O mundo mudou. Depois da pandemia e também da guerra na Ucrânia o mundo será outro. Estamos presenciando e percebendo isso. Já não somos mais os mesmos.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia