Bastão de Ferrite (DUV120)

Qual é a função do bastão de ferrite num rádio de ondas médias? Porque a sintonia do rádiofica alterada quando este bastão quebra? Como resolver o problema da quebra do bastão?

 

O bastão de ferrite (que muitos pensam que é um "carvão") consiste numa antena. Suas propriedades magnéticas permitem que as ondas tenham a componente magnética concentrada, facilitando assim a recepção dos sinais. Assim, além de antena, o bastão também funciona como núcleo para a bobina determinando sua indutância e portanto a faixa de frequências sintonizada. Quando este bastão quebra, tanto a sensibilidade do receptor ficam afetadas como também a faixa de frequências sintonizada. O problema da quebra pode ser resolvido com uma cola forte, mas deve-se cuidar para que os contatos das partes quebradas seja perfeito, para que as linhas do campo não sejam dispersas ou interrompidas.

 

Antena de ferrite

 


Opinião

Novos tempos (OP213)

O mundo mudou. Depois da pandemia e também da guerra na Ucrânia o mundo será outro. Estamos presenciando e percebendo isso. Já não somos mais os mesmos.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia