Alterando uma bobina para aumentar a frequência (DUV193)

Tenho um transmissor simples que usa uma bobina osciladora para determinar a frequência. Como faço para aumentar a frequência, pois ele não alcança o extremo superior da faixa, mesmo quando abro todo o trimmer?

Para aumentar a frequência de um oscilador que use uma bobina e um capacitor, temos duas possibilidades. A primeira consiste em se separar as espiras da bobinas, ou seja, "esticar a bobina". Neste caso, temos um alteração pequena, mas normalmente o suficiente para deslocar a frequência dentro de uma faixa não muito ampla. A segunda, que permite um aumento maior da frequência consiste em retirar espiras, ou seja, cortar a bobina, de modo que ela fique com menos espiras. Este procedimento também é válido para circuitos de sintonia simples. Para rádios do tipo super-heteródino, entretanto, quando alteramos a bobina de antena também precisamos alterar na mesma proporção a bobina osciladora e depois todo o conjunto precisa de um bom ajuste. Mesmo assim, alterações feitas em circuitos comerciais levam a desequilíbrio de sensibilidade nos extremos da faixa.


Opinião

Novos tempos (OP213)

O mundo mudou. Depois da pandemia e também da guerra na Ucrânia o mundo será outro. Estamos presenciando e percebendo isso. Já não somos mais os mesmos.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia