Lâmpadas de 220 V em Circuitos de 110 V (DUV364)

Pretendo usar lâmpadas de 5 W x 220 V em um sistema seqüencial alimentado pela rede de 220 V. Sei que as lâmpadas vão acender mais fraco, mas também elas terão maior durabilidade. Isso força o triac?


Realmente, alimentado em 110 V as lâmpadas de 220 V a corrente será menor e assim a lâmpada vai durar mais. Mesmo a corrente inicial no momento da comutação será menor, mas o rendimento do circuito será reduzido, pois as lâmpadas terão muito menor brilho, na verdade menos da metade do nominal. Este procedimento não força o triac, uma vez que ele estará fornecendo corrente menor. O único fato negativo deste procedimento é o rendimento, pois a potência consumida será aproximadamente metade da versão que usa lâmpadas de 110 V, mas a quantidade de luz será menor do que a metade, ou seja, uma perda efetiva de rendimento, mas que não chega a afetar a viabilidade do projeto. Lembramos que isso é válido apenas para lâmpadas incandescentes e que não devem ser usados componentes adicionais como diodos e capacitores no circuito.


Opinião

Novos tempos (OP213)

O mundo mudou. Depois da pandemia e também da guerra na Ucrânia o mundo será outro. Estamos presenciando e percebendo isso. Já não somos mais os mesmos.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia