Antena Telescópica em AM (DUV380)

Observo que, quando uso a antena telescópica para receber as estações de FM a antena é importante, pois contraída diminui muito a qualidade da recepção e também sua mudança de posição afeta bem a qualidade da recepção. No AM, entretanto, não acontece isso. A mudança de posição e mesmo encurtando a antena, não noto muita mudança na recepção. Minha antena não está funcionando em AM?

 

O que ocorre é que no AM, dado o comprimento de onda dos sinais, da ordem de centenas de metros, as dimensões da antena telescópica pouco influem na sua recepção. Funciona mais, neste caso, a antena interna que é o bastão de ferrite. Assim, na recepção de ondas médias não há necessidade de se esticar a antena telescópica. Em caso de problemas na faixa de ondas médias deve ser usada uma antena longa. Por exemplo, use um pedaço de fio comum encapado esticado de 5 a 20 metros de comprimento com uma garra jacaré. Prenda a garra na antena telescópica e a diferença será percebida, pois neste caso a antena longa está mais compatível com o comprimento de onda dos sinais recebidos.


Opinião

Novos tempos (OP213)

O mundo mudou. Depois da pandemia e também da guerra na Ucrânia o mundo será outro. Estamos presenciando e percebendo isso. Já não somos mais os mesmos.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia