Aterramento (DUV395)

Na minha casa recebo 110/220 V através de 3 fios, sendo o do meio o terra ou neutro. Quebrou o fio do meio e com isso, tive diversos aparelhos queimados em minha casa. O que devo fazer para evitar isso?


Muitas residências com instalações elétricas antigas ainda não têm uma barra de terra na sua entrada de energia. Essa barra, enterrada profundamente no solo é uma garantia de que se mantenha o aterramento da instalação, e com isso o equilíbrio entre as fases, caso falte a conexão de terra ou neutro da concessionária, com a quebra do fio, por exemplo. Quando falta a conexão ao terra, as tensões das fases se desequilibram pois passam a se dividir entre os equipamentos da casa. Assim, se numa fase você tiver uma geladeira de 500 W ligada e na outra um eletrônico de 50 W, a geladeira receberá só 20 V e o eletrônico terá uma tensão aproximada de 200 V, queimando, pois espera-se que ele seja alimentado por 110 V. Ter a conexão à terra na entrada é fundamental para a segurança da instalação.

 


Opinião

Novos tempos (OP213)

O mundo mudou. Depois da pandemia e também da guerra na Ucrânia o mundo será outro. Estamos presenciando e percebendo isso. Já não somos mais os mesmos.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia