Nossos cursos à distância (EAD) (AP004)

EAD com direito a certificado - Cursos em diversas áreas da tecnologia

Você pode conseguir seu certificado em diversas áreas da tecnologia, estudando em casa, na condução ou onde quiser sem a necessidade de se deslocar até o local das aulas e ainda tendo o nosso suporte para sanar suas dúvidas. Veja como aproveitar as vantagens do ensino à distância que lhe oferecemos.



 

Como funciona

Você adquire o curso usando os recursos exigidos pelas plataformas disponíveis, normalmente usando cartão de crédito ou boleto e, com isso, passa a ter uma senha de acesso.

Através de seu acesso, você acompanha as diversos lições do curso e se tiver dúvidas contata o instrutor, dentro das regras estabelecidas pela plataforma.

No final de cada curso você terá acesso a um questionário (Quizz) que deve responder. O acompanhamento ao aluno é automático e uma vez que você tenha obtido o aproveitamento mínimo exigido, você terá direito ao certificado digital personalizado.

Se quiser poderá imprimir este certificado em papel fotográfico, obtendo assim um documento de excelente aparência para colocar em seu quarto, escritório ou oficina.

Ao acessar seu curso, você terá informações sobre o acesso a diversos recursos adicionais para seu uso tais como vídeos, podcasts e artigos relacionados no site do Instituto Newton C. Braga.

Muitos dos cursos são dados em módulos, por abrangerem conteúdo mais extenso. No final de cada módulo você terá um certificado correspondente.

 

Garantias e Vantagens

  • Devolução do valor pago segundo as regras das plataformas usadas na compra
  • Acesso vitalício
  • Certificado
  • Desconto na compra de materiais do Instituto como, por exemplo, livros e kits.
  • Descontos em eventos e cursos presenciais do Instituto
  • Receberá newsletter com novidades da tecnologia e de nossos cursos

 

Outras vantagens

Além das vantagens indicadas acima, o aluno tem ainda diversas outras ao estudar em casa:

  • Pode escolher o melhor local para estudar. Quer seja seu dormitório, sala de estar ou mesmo um local afastado de barulhos e pessoas, principalmente se morar em zona rural.
  • Tem ainda a flexibilidade de pode escolher o melhor horário para estudar, optando por aqueles em que estando descansado o aproveitamento será maior.
  • Tem ainda a economia, pagando menos pelos cursos e não precisando gastar tempo e dinheiro no deslocamento até um local de aula, como ocorreria nos cursos presenciais.
  • Possibilidade de rever quantas vezes quiser uma aula, caso julgue necessário se não entendeu de maneira satisfatória o assunto abordado.
  • Pode consultar seu instrutor com facilidade.

(Nos tempos de pandemia, a possibilidade de se estudar em casa também significa maior segurança – Também levamos em conta que essa é a modalidade de estudo que deve se estabelecer de modo definitivo nos próximos anos.)

 


Cursos disponíveis

Curso de Leitura de Códigos de Componentes

Aprenda a Ler Códigos de Componentes Eletrônicos – Resistores e Capacitores, indutores, transformadores, transistores e circuitos integrados - Para makers, vendedores, estudantes e professores.  Leia mais: (usar texto do roteiro)


Curso de Montagem em Matrizes de Contatos

Neste curso você aprenderá a fazer montagens na matriz de contatos – Para makers, educadores, amadores, professores e profissionais. Também aprenderá a interpretar diagramas, entender como funcionam os principais componentes e como transferir um circuito para a matriz tornando-o algo real que funcione e onde você possa trabalhar para otimizá-lo. Leia mais: (texto do roteiro do curso)

 


Série - Aprenda Eletrônica

Nesta série temos diversos cursos que visam a formação completa do praticante de eletrônica, quer seja ele um profissional, futuro profissional, professorou instrutor de um curso livre (oficina maker). A série é formada por diversos cursos:


Curso Básico de Eletrônica (3 módulos)

Neste curso em três módulos o aluno conhecerá os principais componentes eletrônicos passivos usados em projetos. Nele, os conceitos básicos de eletricidade e eletrônica, fundamentais para a prática profissional, como maker ou para o ensino de tecnologia, serão abordados de forma acessível, com muitas ilustrações assim como animações. Os componentes estudados serão os resistores, capacitores, fusíveis, interruptores, indutores, transformadores, alto-falantes e muitos outros.


Curso de Eletrônica Analógica (3 módulos)

Este curso é uma continuação do anterior, sendo dado em três módulos em que abordamos componentes semicondutores como os diodos, transistores, SCRs, Triacs, circuitos integrados, além de outros. Neste curso já temos circuitos de aplicação, com a interpretação de diagramas, princípio de funcionamento de muito mais.


Curso de Eletrônica de Potência

Ainda como continuação dos anteriores, este curso foca as aplicações de potência dos componentes e circuitos eletrônicos. São as aplicações em que os circuitos e componentes operam com correntes e tensões elevadas como, por exemplo, em eletroeletrônicos, eletrônica industrial, automação, controle, veículos elétricos e muito mais. Indicado para os que já tenham feito os cursos anteriores e que tenham relação direta com dispositivos de potência, tais como profissionais da eletrotécnica, amadores, professores, técnicos e engenheiros de automação e outros. Também importante para professores e instrutores ligados ao ensino de robótica e automação no ensino médio e técnico.

 


Nossos cursos - Estrutura

Nossos cursos estão principalmente focados na área de tecnologia, se bem que tenhamos alguns educadores que possam fornecer cursos em outras áreas que sejam de interesse comum.

 

Cursos completos e cursos em módulos

Os cursos podem ser completos ou divididos em módulos.
Nos cursos completos, por exemplo, Leitura de Códigos de Componentes, uma vez completado o estudo o assunto é dado por encerrado, o aluno faz a prova e se conseguir o aproveitamento mínimo, receberá seu diploma.
Para os assuntos mais extensos, os cursos podem ser divididos em módulos. Por exemplo, o nosso Curso de Eletrônica Básica é dividido em 3 módulos.
Ao final de cada módulo o aluno realiza uma prova e obtendo o aproveitamento mínimo, recebe um Certificado de Conclusão do Módulo ou uma capacitação para o assunto do módulo.
No final do último módulo do curso, sendo constatado que o aluno cursou os anteriores e obteve a capacitação (certificado), ele faz uma prova final e se conseguir o aproveitamento mínimo, recebe um Certificado de Conclusão do curso.

 

As lições – Duração – Número de lições

As lições terão duração média de 10 a 18 minutos, constando de um vídeo em que o conteúdo é apresentado por um narrador (instrutor) com ilustrações e animações correspondentes ao assunto.
Na mesma página aparecem comentários e informações sobre o assunto relacionado. Após as lições podem ser inseridos vídeos ou textos complementares.
O número de lições pode variar conforme o conteúdo lecionado. Podemos ter de 10 a 30 lições o que leva os cursos a uma duração de 2 horas a 7 horas.

 


Dicas, sugestões, curiosidades

Acompanhando os cursos podem ser intercalados vídeos, podcasts ou até artigos contendo dicas, sugestões e curiosidades relativas ao assunto abordado.
Nosso personagem Eltron será o portador das dicas, abordando ideias práticas e utilidades que podem ser importantes para a prática dos que acompanham o curso.
Também teremos a presença de outros personagens, como o Professor Ventura, que caracteriza muitas de nossas estórias publicadas na forma de livros e artigos no site.
Questionário (Quizz)
Os questionários de avaliação constarão basicamente de 10 a 20 testes de múltipla escolha com 4 alternativas, sendo sempre apenas uma a correta.
Consultas
Durante período estipulado, o aluno poderá consultar o instrutor através dos canais indicados para sanar suas dúvidas. Essas dúvidas deverão estar limitadas aos assuntos das lições e não de ordem particular.

 

 



Um pequeno resumo do conteúdo desse material adicional:


Livros

Em sua maioria os cursos são baseados em livros técnicos publicados pelo Instituto, normalmente da autoria do Instrutor que os recomenda. Assim, os estudantes poderão ter, não apenas o material da versão digital como também material impresso na forma de livros.

Esses livros poderão fazer parte de sua biblioteca e na maioria dos casos conterão informações que complementam o curso.

Também existem no site livros para download gratuito que poderão fazer parte de sua biblioteca virtual de consulta.

 

- Artigos e informações na internet

O site do instituto contém milhares de artigos técnicos e informações que poderão ser úteis como material complementar aos cursos.
Nas lições serão dadas indicações sobre artigos e informações que poderão ser acessadas no site do Instituto com assuntos diretamente ligados à lição.
Links de outros sites, quando de interesse ao aluno, também serão indicados.

 

- Vídeos e Podcasts

O aluno também terá acesso a diversos vídeos que complementam o conteúdo de cada lição. Esses vídeos e podcasts, na maioria dos casos, serão de produção do próprio instrutor, assim como de colaboradores do Instituto.

 

- Materiais diversos

Dependendo do curso, diversos materiais complementares opcionais estarão disponíveis, tais como:

- Kits de componentes para que experimentos possam ser realizados durante ou depois das aulas. Indicaremos o fornecedor com seus preços.

- Posters – que poderão ser impressos ou adquiridos para que o aluno o coloque em sua oficina, escritório, dormitório ou local de trabalho, contendo informações úteis sobre os assuntos dos cursos realizados.

- Brindes que poderão ser doados ou sorteados com materiais de interesse ligados diretamente ao conteúdo dos cursos. Em alguns casos esses brindes poderão ser linkados a um desafio ou competição.

 

Quem pode cursar?

Não é necessário ter formação alguma para acompanhar a maioria de nossos cursos. Nossos cursos possuem conteúdos em todos os níveis. Assim, praticamente todos podem acompanhá-los. Temos exemplos de estudantes de menos de 10 anos de idade.

  • Quem deseja ter conhecimentos básicos ou avançados em diversos setores da tecnologia.
  • Quem já tem conhecimentos básicos e deseja se aprimorar com conhecimentos específicos em novas áreas
  • Técnicos, engenheiros e outros profissionais que desejam reciclar seus conhecimentos em áreas específicas.
  • Professores, educadores e pessoas que pretendem ensinar tecnologia em clubes de makers, associações, condomínios ou entidades assistenciais.
  • Estudantes, amadores, makers de outras áreas que pretendem dar seus primeiros passos na tecnologia e depois se aperfeiçoar adquirindo conhecimentos cada vez mais avançados.
  • Profissionais de outras áreas que precisam ter conhecimentos básicos de tecnologia para melhor desempenhar suas atividades. Destacamos os balconistas, vendedores, publicitários etc.

 

Como pagar

Temos nossos cursos em mais de uma plataforma. As formas de pagamento são indicadas por cada uma sendo normalmente:

  • Boletos bancários
  • Cartões de crédito

 

Como funciona a avaliação

O aluno deve acessar o questionário respondendo às questões. Se conseguir o aproveitamento mínimo (50%) terá sido aprovado e terá direito ao certificado.

 

Validade do certificado

 Nossos cursos se enquadram na categoria de Cursos Livres do MEC, ou seja, não dão direito a certificações legais mas apenas comprobatórias de acompanhamento. (Lei 9.394/96 – conforme abaixo).
AUTORIZAÇÃO E VALIDADE DE CURSOS Conforme a lei nº. 9394/96, o Decreto nº. 5.154/04 e a Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97) citam que os cursos chamados `livres` não necessitam de prévia autorização para funcionamento nem de posterior reconhecimento do Conselho de Educação competente.

Curso Livre - Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional passou a integrar a Educação Básica, como Educação Profissional, é a modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho.

Definição de Cursos Livres: Além das modalidades de ensino Fundamental, Médio, Técnico e Superior, a legislação brasileira regulamentou a categoria Curso Livre, que atende a população com objetivo de oferecer profissionalização rápida para diversas áreas de atuação no mercado de trabalho. As escolas que oferecem estes tipos de cursos têm direito de emitir certificado ao aluno em conformidade com a lei nº 9394/96 e Decreto nº 2.208/97.
Cooperativas e profissionais autônomos também podem ministrar tais cursos e emitir certificado. Não há um limite determinado para a carga horária, podendo variar entre algumas horas ou vários meses de duração.

O Art 42 da Lei nº 9.394/96 (Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e Lei nº 11.741/08 trataram da Educação Profissional: é uma modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam profissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.
Tendo referência no Decreto Federal nº 2.494/98 e Decreto nº 2.208/97: Cursos Livres de Atualização Profissional independem de autorização dos órgãos de educação para serem oferecidos.

 

Experiência do Mantenedor do Instituto Newton C. Braga com o Ensino a distância (EAD)

Nossa experiência no ensino a distância (EAD) não é nova. Vem do final da década 60 quando já lecionávamos em diversas escolas e então fomos contratados para renovar o Curso de Eletrônica do Instituto Monitor de Eletrônica, Rádio e Televisão.

Na época, visando aprimorar minha vocação para o ensino matriculei-me no Instituto de Física da USP justamente com enfoque na licenciatura onde cursei disciplinas importantes como Didática, Técnicas e Ensino etc.

Ficamos naquela instituição até 1976 quando fomos para a Editora Saber para dirigir a parte técnica da Revista Saber Eletrônica onde criamos o primeiro curso à distância dado por uma publicação periódica que fazia uso dos recursos da Instrução Programada, uma novidade para a época. Até hoje existem milhares de profissionais e amadores que possuem certificados por mim, Newton C. Braga.

O curso se tornou tão popular que foi repetido várias vezes nas páginas da revista e de outras publicações da editora. Acabou por se tornar um livro que até hoje, revisado, republicado e desmembrado em vários volumes (pois a eletrônica avançou muito desde então) ainda faz muito sucesso. Nossos Cursos de Eletrônica Básica, Analógica e de Potência são baseados nestes livros.

Mas, com a evolução da tecnologia principalmente relacionada com o ensino não ficamos apenas em cursos à distância por correspondência e dados por publicações técnicas periódicas. Fomos além.

Saiba mais sobre "Cibertest – Uma Máquina de Ensinar dos Anos 70" clicando aqui

 

Mas, não paramos por aí, sempre lecionando e trabalhando em recursos que nos levaram agora à criação de nossos próprios cursos à distância através de nosso Instituto (INCB).

O Instituto Newton C. Braga foi fundado em 2007 tendo por finalidade, entre outras, disponibilizar Cursos a Distância dentro das modalidades de tecnologia e outras relacionadas.

Aproveitando nossa experiência na publicação de mais de 160 livros técnicos, muitos com edições em outros idiomas e adotados por escolas técnicas, faculdades e universidades de diversos países, passamos a produzir nossos próprios cursos. 

Com atualizações constantes, acréscimo de conteúdo e criação de literatura adicional todos aqueles que nos acompanham (muitos, há mais de 50 anos) podem continuar a ter acesso a nossas aulas. Temos também a fornecer mais de 30 000 artigos técnicos que podem servir de suporte aos estudos, disponibilizados em nosso site.

Para nós é uma grande satisfação poder fazer isso, pois sempre fomos cobrados pela nossa permanência no mundo educacional, principalmente por parte daqueles que tiveram a oportunidade única de fazer um curso presencial conosco.

Venham estudar conosco!

 

Nossos instrutores:

  • Renato Paiotti
  • Pedro Bertoleti
  • Marcos L. Carlos
  • Luiz Henrique Corrêa Bernardes

 

Como obter melhor aproveitamento

Num curso a distância pode-se ter muito melhor aproveitamento que um curso presencial pelo fato de podermos escolher o modo como vamos estudar.

 

Nossas sugestões são:

  • Disciplina no estudo, procurando o momento em que vai estudar sempre ter uma rotina. Por exemplo, sempre estudar no mesmo horário.
  • Estar bem descansado para poder ter melhor concentração e assim poder focar de modo apropriado sua atenção nas lições.
  • Escolher local apropriado em que não existam coisas capazes de desviar sua atenção, como excesso de ruído, pessoas que possam lhe interromper, TV ligada etc.
  • Ter um bloco de anotações para registrar eventuais dúvidas ou pontos de interesse. Nada impede que você faça isso no próprio celular, tablet ou computador em que você estude, abrindo uma página para isso em seu arquivo de notas ou mesmo página no editor de textos.

 

Perfil do Instrutor

Para conhecer mais sobre a vida e obras do Prof. Newton C. Braga, clique aqui.

Hoje, Newton C. Braga, apesar de oficialmente “aposentado”, ainda trabalha assiduamente na manutenção de seu site, produção de artigos e livros para sua editora, faz palestras e cria cursos à distância como este que você está acessando. Destaca-se o sucesso de seu primeiro curso de eletrônica, que publicado em 1976 serviu de base para centenas de milhares de pessoas que se tornaram profissionais tendo desde então vendido mais de 500 000 exemplares.

Nossa principal vocação é ensinar eletrônica e tecnologia. Através de nossos cursos, site, publicações, palestras e eventos temos ensinado eletrônica nos últimos 50 anos, formando profissionais, amadores, professores e muitas pessoas que ocupam lugares de destaque no mundo da tecnologia (mande seu depoimento).

E, quando falamos em ensinar eletrônica nossa proposta é muito mais abrangente do que muitos possam pensar. Não apenas partimos do fato de que é preciso conhecer eletrônica, mas que é preciso muito mais: ter vivência no ensino o que nosso caso vem do fato de que desde que entrei pela primeira vez numa sala de aula como professor, aos 13 anos de idade, ensinei eletrônica, física, tecnologia e até mesmo inglês, matemática e geografia para estudantes de todos os níveis. Do ensino fundamental, até mesmo moradores de rua, até nível superior em escolas de engenharia de renome.

Quando entrei pela primeira vez numa sala de aula (final dos anos 50), auxiliando meu pai como professor de cursos de preparação para a então guarda civil e força pública, resolvendo as questões de matemática que ele propunha, percebi que minha vocação não estava apenas na eletrônica onde começava a dar os primeiros passos. Minha vocação realmente estava em ensinar, não só eletrônica, mas todas as matérias que tivessem afinidade com essa tecnologia.

Ao mesmo tempo em que desenvolvia minhas habilidades e conhecimentos sobre eletrônica, começando então a escrever minha primeira coluna com finalidade didática “Eletrônica Para Juventude” na então existente revista “Eletrônica Popular”, ao entrar na faculdade já trabalhava, ao mesmo tempo como professor de física e logo depois como professor de eletrônica, renovando os cursos à distância do Instituto Monitor.

Para conhecer mais sobre como a equipe do INCB ensina eletrônica, recomendamos ler o artigo Para Ensinar Eletrônica Não Basta Conhecer Eletrônica (ART3372) 

 


 

 

Índice

Passos para aprender Eletrônica (AP000)

Vamos aprender eletrônica (AP001)

Nossos artigos técnicos (AP002)

Aprendendo com nossos livros (AP003)

Nossos cursos à distância (EAD) (AP004)

Nossos Vídeos e Podcasts (AP005)

Nossos Canais de Informações e Contatos (AP006)

 

 

Índice

 


Localizador de Datasheets


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Mudanças realizadas (OP206)

Nas últimas semanas nosso site e mesmo nossa empresa passaram por diversas modificações, atualizações e lançamentos. Assim, muitos podem ter percebidos alguns problemas de instabilidade do site em certos momentos nas semanas passadas.

Leia mais...