Vamos aprender eletrônica (AP001)

Você que frequenta nosso site e ainda não é formado em eletrônica, certamente deve estar interessado numa forma de aprender mais, de ter uma formação que lhe permita entender melhor nossos artigos, vídeos e podcasts e até se tornar um maker montando aparelhos eletrônicos para ganhar dinheiro, ou ainda se tornando um profissional capaz de reparar ou instalar um equipamento eletrônico.

Aprender eletrônica é o nosso foco. No nosso site e em nossas mídias adicionais como cursos, vídeos, podcasts, livros e artigos fornecemos aos interessados tudo que precisam para aprender eletrônica.

 

O que eu preciso saber

Esta é uma pergunta que muitos nos fazem e que podem levar os menos entusiastas a desistir e entrar no mundo fabuloso da tecnologia eletrônica.
Em princípio, você não precisa saber nada especificamente da eletrônica. Basta saber ler, e ter conhecimentos básicos que lhe são dados no ensino fundamental. É claro que, se você tiver já uma noção da eletricidade ou mesmo de eletrônica, fica tudo mais fácil.

Assim, basta que você decida aprender e nós lhe damos os recursos de acordo com o seu nível de preparo.
Durante mais de 50 anos ensinamos eletrônica, trabalhando em cursos por frequência, por correspondência (EAD), pela internet (como temos agora) e escrevendo livros e artigos.

Nosso trabalho ao longo desse tempo (desde os anos 60) permitiu que muitos se formassem e se tornassem profissionais de sucesso. De técnicos e engenheiros que trabalham em grandes empresas, ou possuem suas próprias empresas, até professores, pesquisadores e maker muito conhecidos na mídia.

Vamos então lhe ajudar a ser um conhecedor da eletrônica, um “expert” que pode fazer coisas incríveis com nossa ajuda.

No nosso site, além das indicações e recursos para se tornar um profissional ou maker você terá milhares de artigos e informações que estarão constantemente acrescentando conhecimentos de utilidade na sua prática da eletrônica. Além disso teremos os nossos vídeos, podcasts e livros e finalmente os cursos à distância (EAD) de que trataremos mais adiante.

 

O que eu preciso ter?

Evidentemente, quando se fala na prática da eletrônica, muitos logo pensam num laboratório ou bancada cheia de caros instrumentos e componentes.

Na verdade, isso só vai acontecer quando você for um praticante avançado. Para começar você não precisa ter nada. Pouco a pouco, você pode ir investindo em instrumentos, componentes e ferramentas até ter um cantinho, que pode ser até sua mesa de trabalho em que você pode fazer muitas coisas interessantes.

Podemos citar desde aqueles que possuem um espaço maior em sua casa, como uma garagem onde pode ter uma bancada maior com instrumentos e ferramentas, até aqueles que não dispondo de espaço possuem um armário ou mesmo uma maleta que abrem quando vão trabalhar, o que pode ser até mesmo na mesa da cozinha.

O que você precisa ter para começar é apenas vontade de aprender.

 

Por onde começar?

Seu ponto de partida dependerá do que você já saber. Vamos então analisar 3 situações, numa das quais certamente você se enquadra.

a) Não sei nada quero começar
- Amador - Nessa categoria você pode ser simplesmente alguém que deseja aprender eletrônica porque gosta e deseja montar coisas ou aprender a consertar coisas. Você já pode ter uma profissão e deseja ter um hobby, deseja saber um pouco de tecnologia para aplicar na sua profissão original, ou ainda é um aposentado.
- Nova carreira – Você pode ser alguém que vê na eletrônica uma nova possibilidade de negócios, por exemplo, prestação de serviços, uma oficina, uma ideia de produto que você deseja fabricar, uma atividade depois de aposentado.
- Deseja ensinar eletrônica – você pode ser um professor ou um entusiasta que deseja ensinar eletrônica para jovens ou mesmo adultos. Pode estar com foco no programa de ensino de tecnologia de sua escola segundo a BNCC ou o projeto STEAM, mas não conhece nada de tecnologia. Deseja aprender o básico para ensinar. Isso também é válido se você deseja abrir um espaço maker no seu condomínio, numa comunidade ou numa entidade qualquer para ensinar tecnologia para quem deseja aprender.
- Deseja ter um conhecimento mínimo para um curso a distância ou presencial mais avançado. Deseja reciclar seus conhecimentos se você estudou a eletrônica há muito tempo atrás e vê que não conhece praticamente nada das tecnologias modernas.

 

O que fazer:

Neste caso, você pode usar nossos diversos canais que detalhamos mais adiante neste artigo.
- Livros da Série Aprenda Eletrônica e outros
- Cursos a distância (EAD)
- Artigos, vídeos e podcasts de assuntos diversos em nossos canais

 

b) Você tem um conhecimento básico, adquirido por experiências próprias montando coisas da internet, de livros ou revistas antigas.

Deseja aprender mais para ter uma base mais sólida na sua prática da eletrônica. Você pode ter em uma das seguintes categorias:

- Amador ou maker – deseja ter um aprofundamento nos seus conhecimentos, com um aprendizado mais sólido dos conceitos e aplicações. Com isso seus projetos podem ter mais consistência.
- Professor de física ou que tem conhecimento básico de eletricidade e deseja aprender eletrônica para aplicar no ensino de tecnologia como matéria eletiva ou como parte do programa STEAM recomendado pela BNCC.
- Deseja saber mais para aplicar na sua área de atividade tecnologia, mas que não é a eletrônica. Técnicos e engenheiros eletricistas, com base na eletricidade, precisam conhecer eletrônica, pois cada vez mais ela é aplicada no seu ramo de trabalho.
- Profissionais que já atuam na área eletrônica ou relacionada e que precisam reciclar seus conhecimentos, com foco no conhecimento de novas tecnologias e componentes

 

O que fazer:

- Livros da Série Aprenda Eletrônica e que ensinam a usar instrumentos e detalham tecnologias específicas.
- Cursos a distância (EAD)
- Artigos, vídeos e podcasts de assuntos diversos em nossos canais

 

c) Profissionais avançados com sólidos conhecimentos

Neste caso, você precisar estar constantemente adquirindo conhecimentos sobre novos componentes e novas tecnologias. Você pode se enquadrar nos seguintes grupos.
- Técnico ou engenheiro que já trabalha com tecnologia, mas precisa estar constantemente atualizando e reciclando seus conhecimentos.
- Professor de escola técnica ou de engenharia que precisar estar atualizado com lançamentos de novas tecnologias, novos componentes e ter em mãos material fácil e confiável para preparo de suas aulas.
- Maker avançado que deve estar em dia com novas tecnologias, lançamento de novos componentes, eventos e exposições.

 

O que fazer:

- Livros da Série Aprenda Eletrônica e que ensinam a usar instrumentos como o osciloscópio e detalham tecnologias específicas.
- Cursos a distância (EAD) para temas específicos avançados e de reciclagem. Muitos podem ser indicados para seus alunos.
- Artigos, vídeos e podcasts de assuntos diversos em nossos canais.
Para mais informações sobre o material disponível sugerimos consultar os artigos específicos nos links.

 

Índice

Passos para aprender Eletrônica (AP000)

Vamos aprender eletrônica (AP001)

Nossos artigos técnicos (AP002)

Aprendendo com nossos livros (AP003)

Nossos cursos à distância (EAD) (AP004)

Nossos Vídeos e Podcasts (AP005)

Nossos Canais de Informações e Contatos (AP006)

 


Localizador de Datasheets


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Mudanças realizadas (OP206)

Nas últimas semanas nosso site e mesmo nossa empresa passaram por diversas modificações, atualizações e lançamentos. Assim, muitos podem ter percebidos alguns problemas de instabilidade do site em certos momentos nas semanas passadas.

Leia mais...