Reparação de receptores de TV pela Observação da Imagem - Metodologia SENAI (AM008)
Esta é mais uma das grandes séries que a Revista Saber Eletrônica publicou a partir de julho de 1976, edição 49. Tivemos participação na elaboração dos artigos, pois os originais vinham do SENAI e tinham de ser montados e preparados na sequência lógica que foi criada para publicação. Veja mais neste artigo:

Sempre tivemos uma parceria muito grande com o SENAI e esta série de artigos sobre reparação de TV foi a primeira manifestação nas páginas de uma revista.
A série era baseada no curso de reparação do SENAI na época e que tinha por base um televisor Philco TV375/TV374ULD-1, um dos mais populares da época e que usava tanto transistores como válvulas.
A abordagem com os sintomas, imagem e som e depois o procedimento foi depois adotada na nossa seção “Fichas de Reparação” que até hoje mantemos no site com pioneiros da época como Alexandre José Nário e outros de que falaremos no futuro artigo.
Na figura 1 temos uma página desta seção, justamente a primeira, em que um fluxograma mostrava como se chegar facilmente ao defeito de um televisor com o procedimento certo.

Na página seguinte os diagramas referentes as etapas que deveriam ser analisadas para se encontrar o problema.

Isso foi feito numa época em que as oficinas trabalhavam repletas de televisores e precisam ser rápidas. Os manuais de defeitos, esquemários e livros sobre reparação de TV proliferavam.
Não é preciso dizer que foi um sucesso, com os técnicos reparadores esperando avidamente pela edição seguinte da revista para não perder nenhum defeito, pois a qualquer momento eles precisariam saber como proceder.
Hoje, com a tecnologia própria de cada fabricante usando circuitos e difícil diagnóstico pelo profissional que não seja uma oficina autorizada, não é muito fácil ter algo semelhante, mas mesmo assim temos.
Continuamos hoje com a nossa seção de servisse em que fichas de defeitos e soluções (Fichas de Service) são dadas. A variedade de equipamentos é muito maior, mas a lógica de procedimentos para reparação ainda é válida.
Foi mais uma das séries que marcaram época e da qual participamos.