Relógio Despertador Digital (AM011)

Numa época em que começavam a aparecer os kits, principalmente baseados em projetos que publicamos, sempre havia espaço para algo inovador e foi o que ocorreu com o Relógio Despertador Digital. Publicado na Revista Saber Eletrônica número 66 de fevereiro de 1978 ele foi um grande sucesso.

 


 

 

Naquele tempo, havia no comércio um módulo pronto de relógio que era usada nos tipos comerciais muito populares por serem instalados em rádios e objetos de decoração.

Era o modulo MA 1022 que até hoje pode ser encontrado em algumas lojas como ofertas de lotes antigos e outras fontes.

 

Figura 1 – Módulo vendido atualmente pela internet
Figura 1 – Módulo vendido atualmente pela internet

 

Esse módulo para horas e minutos tinha um custo acessível, tendo até sido criado um kit para venda, que fez muito sucesso pelo seu “design” arrojado para a época (veja foto da capa da revista).

Até hoje existem os que procuram esse módulo, tanto para restauração de aparelhos antigos como para a montagem de um relógio novo.

O uso de LEDs, que apareciam com um colorido vermelho o tornava atraente.

O problema principal na época era o transformador de alimentação que tinha um secundário duplo. Havia um enrolamento de 9V e um enrolamento duplo de 5,6 V. Tivemos de mandar enrolar esse transformador para atender a demanda de kits.

 

 

 

 


Opinião

Eventos e muito mais (OP212)

Nosso grande destaque deste mês é o nossa Jornada do Desenvolvimento, que ocorrerá em três etapas sendo a primeira a que foi realizada entre 9 e 13 de agosto. Ela foi uma preparação para as demais que devem ocorrer em setembro e outubro, com oficinas de desenvolvimento com o Edukit SigFox e a Franzininho, numa jornada com os próprios criadores.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia