Placa padrão para montar diversos projetos (AM012)

As placas de circuito impresso dadas como brinde na capa da revista fizeram muito sucesso nos primeiros anos de sua existência. Sempre estávamos procurando algum tipo de projeto interessante que usasse uma placa pequena para poder agregá-la como brinde. Foi o que ocorreu na edição 66 da Revista Saber Eletrônica de fevereiro de 1978. Veja a estória desta placa e os projetos neste artigo.

 


 

 

Desta vez, sem ter realmente um projeto “forte” que justificasse uma placa única na cada da revista, optamos por uma solução mais ampla: uma placa única em que seria possível montar diversos projetos.

Naquela época, como hoje, fazer placas de circuito impresso para montagens não é muito simples. As matrizes de contato ainda não eram populares.

Assim, uma solução interessante que já era adotada por um bom número de montadores era o uso da placa padrão ou placa universal, conforme a mostrada na figura 1 e na capa da revista.

 

Figura 1 – A placa padrão
Figura 1 – A placa padrão

 

Essa placa era formada por trilhas paralelas que poderiam ser interrompidas conforme o circuito desejado, usando uma ferramenta denominada escareador (figura 2).

 

Figura 2 0 Usando o escareador
Figura 2 0 Usando o escareador

 

 

Desta forma, no artigo associado ao brinde demos diversos projetos que poderiam ser montados com a mesma placa. Esses projetos eram:

- Amplificador de 5 W

- Controle de tonalidade

- Injetor de sinais

- Alarme de luz ou umidade

Não é preciso dizer que o artigo foi um sucesso, pois alguns leitores querendo montar dois ou mais projetos, compravam duas ou mais revistas para poderem ter mais placas disponíveis...

E, é claro, o problema da ferramenta de interrupção das trilhas também ocorreu e muitos resolveram com o uso de estiletes que precisavam ser manuseados com muito cuidado e habilidade, mas funcionava.

O importante do sucesso desse artigo foi o fato dele ensinar muitos a usar a placa padrão e com isso poder montar outros projetos da revista. Essas placas eram vendidas em lojas de artigos eletrônicos e até em pacotes contendo diversas delas através do correio.

Anúncios em diversas publicações técnicas da época ampliaram a venda dessas placas que já eram bastante populares em revistas estrangeiras, principalmente as inglesas.

 

 

 

 


Opinião

Eventos e muito mais (OP212)

Nosso grande destaque deste mês é o nossa Jornada do Desenvolvimento, que ocorrerá em três etapas sendo a primeira a que foi realizada entre 9 e 13 de agosto. Ela foi uma preparação para as demais que devem ocorrer em setembro e outubro, com oficinas de desenvolvimento com o Edukit SigFox e a Franzininho, numa jornada com os próprios criadores.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia