Gerador de Áudio (AM013)

O gerador de áudio ou oscilador de áudio de que tratamos neste artigo foi publicado na Revista Saber Eletrônica número 57 de abril de 1977. Naquela época em que no máximo era possível ter um multímetro na bancada, pois outros instrumentos eram muito caros e poucos podiam pagar, a possibilidade de se ter o próprio gerador de áudio na bancada era sensacional. Veja neste artigo a estória do projeto do Gerador de Áudio que desenvolvemos e publicamos na época.

 


 

 

O projeto extremamente acessível. Nossa ideia para facilitar a montagem e baixar o custo era partir de um multivibrador com transistores e colocar uma chave seletora para que ele pudesse operar em diversas faixas de frequências.

Assim, com um pequeno transformador na fonte (o instrumento era de bancada), um transistor regulador e mais dois transistores comuns elaboramos o circuito que fez muito sucesso.

No artigo do site INS361 você terá os detalhes construtivos se quiser reproduzir a montagem que ainda é atual, se você for habilidoso pode elaborar uma caixinha tão bonita como a que saiu na capa da publicação.

 

Figura 1 – O diagrama
Figura 1 – O diagrama

 

Se bem que déssemos no artigo apenas detalhes de placa de circuito impresso, alguns leitores arriscaram a montagem em ponte de terminais e realmente conseguiram, sem alterar o desempenho.

O sucesso do artigo estava justamente na facilidade e baixo custo da montagem, numa época em que um osciloscópio custava tão caro como um automóvel, e geradores de sinais assim como geradores de áudio eram equipamentos “profissionais”.

Não foram poucos os que nos escreveram pedindo para incluir nas edições seguintes outros instrumentos e até para fazer um curso ensinando como usá-los.

Foi uma boa ideia, pois desde essa época colocamos na nossa pauta de produções um Curso de Instrumentação que acabou saindo depois que o Curso de Eletrônica em Instrução programada ainda rolava com grande sucesso (Veja o artigo Curso Completo de Eletrônica em Instrução Programada).

 

 


Opinião

Eventos e muito mais (OP212)

Nosso grande destaque deste mês é o nossa Jornada do Desenvolvimento, que ocorrerá em três etapas sendo a primeira a que foi realizada entre 9 e 13 de agosto. Ela foi uma preparação para as demais que devem ocorrer em setembro e outubro, com oficinas de desenvolvimento com o Edukit SigFox e a Franzininho, numa jornada com os próprios criadores.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia