Trêmulo (AM013)

Na época dos Beattles e dos conjuntos musicais de rock, um projeto para ser usado com a guitarra para se obter efeitos especiais certamente seria um sucesso. Assim, na revista Saber Eletrônica número 69 de maio de1978, publicamos um interessante e simples circuito de trêmulo para guitarra. É dele que falaremos neste artigo.

 


 

 

Efeitos para instrumentos musicais sempre fizeram sucesso entre nossos leitores, muitos até agora curtem com seus equipamentos antigos e mesmo instrumentos musicais.

Naquela época começavam a ser populares os pedais de distorção (fuzz) os vibratos, eco e trêmulo. A ilustração do artigo na figura 1, mostra o “cabeludo” que era comum tocando sua guitarra na infinidade de conjuntos que exista.

 

Figura 1 – Ilustração do artigo
Figura 1 – Ilustração do artigo

 

Como sempre, o que desejávamos era um circuito simples que pudesse ser montado com componentes comuns e que não oferecesse muitos problemas aos montadores.

A solução foi simples, um circuito com apenas três transistores que ainda em nossos dias pode ser montado com facilidade. Um oscilador de deslocamento de fase modulava o sinal do instrumento musical antes de aplicá-lo ao amplificador.

Mas, novamente, com a finalidade de tornar o projeto o mais acessível possível, inclusive para os montadores pouco experiências demos a nossa tradicional montagem em ponte de terminais. Para os mais experientes havia a versão em placa de circuito impresso.

Mais um de nossos projetos de grande sucesso no passado.

 

 


Opinião

Eventos e muito mais (OP212)

Nosso grande destaque deste mês é o nossa Jornada do Desenvolvimento, que ocorrerá em três etapas sendo a primeira a que foi realizada entre 9 e 13 de agosto. Ela foi uma preparação para as demais que devem ocorrer em setembro e outubro, com oficinas de desenvolvimento com o Edukit SigFox e a Franzininho, numa jornada com os próprios criadores.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia