Técnica de sonorização ambiente (AM025)
Pelo seu conteúdo, este é um artigo que tem utilidade até nossos dias. Nele, ensinamos como ligar alto-falantes a sistemas de som comuns, com dicas sobre a associação desses componentes. O artigo saiu na Revista Saber Eletrônica 61 de agosto de 1977. Neste artigo mostramos o que foi tratado.

Foi um artigo teórico que, pela sua importância mereceu destaque na capa da revista. O que nos levou a sua preparação foi justamente a grande quantidade de consultas que estávamos recebendo de leitores com dúvidas sobre o modo de se associar alto-falantes.
A quantidade de projetos de som publicados não apenas em nossa revista, como também em outras, levava sempre a dúvidas de leitores que desejavam usar mais deum alto-falante.
Assim, nesse artigo abordamos o tema, explicando o que ocorre com a impedância de um sistema quando diversos alto-falantes são associados e como isso pode, não apenas afetar o desempenho, como também sobrecarregar o amplificador.
Foi um artigo de sucesso. Sem entrar em detalhes matemáticos, mostramos diversos tipos de associações possíveis com as impedâncias resultantes, e evidentemente, alertando para a distribuição desigual das potências.
Outro ponto importante abordado foi a influência dos fios usados. Era comum o uso de fios finos na conexão do amplificador a um sistema de alto-falantes, com grandes perdas.
Também mostramos a necessidade de se usar transformadores com a utilização de uma linha de alta impedância para distribuição de som em ambientes maiores.
E, um fato pouco levado em conta na ligação de alto-falantes remotos e que foi abordado no artigo, foi as perdas em frequências mais elevadas que afetam a qualidade do som. O artigo fez sucesso.