O Site do Hardware Livre - OSHW

Dando Asas à Imaginação (ART3915)

Já mostramos em diversos artigos como podemos “inventar” coisas diferentes, unindo a antiga tecnologia com a nova tecnologia. Usando um chip de memória ou de cartão de crédito, o autor do projeto montou um rádio de velha tecnologia, do tipo usado no início do século passado, já que neste chip encontramos junções semicondutoras que podem funcionar como diodos. Tudo isso mostra que a inventividade é fundamental para quem deseja ser um verdadeiro “maker”.

Não há limite para o que se pode fazer quando se tem imaginação e aplica-se o conhecimento básico da tecnologia na criação de coisas que surpreendem muitos.

O artigo anterior é um exemplo. Nós mesmos demos nossas pontadas na criação de coisas inéditas e isso há muito mais tempo do que os leitores possam imaginar.

Da mesma forma que o nosso leitor Estevão Marques usou um chip de cartão de crédito num rádio elementar, em 1966. Naquela época publicamos um rádio denominado “Geodino” que reproduzirmos em próximo artigo e que aproveitava as reações “subterrâneas” devidas ao galvanismo para alimentar um pequeno rádio.

O artigo saiu numa Eletrônica Popular de 1966, quando ainda éramos apenas um leitor da publicação. Veja página abaixo.

 


 

 

Conforme podemos ver pelo diagrama, o rádio elementar usava apenas um transistor de germânio numa configuração em que a polarização de base do transistor dependia de uma pequena fuga do capacitor usado.

Mas, o que mostra isso? Mostra que usando os mais diversos materiais fora da eletrônica podemos criar coisas novas, inéditas que até podem fazer muito sucesso numa feira de ciências, numa exposição ou simplesmente numa competição de tecnologia.

As escolas estão ávidas por ideias para montar seus currículos de tecnologia que em breve será uma matéria obrigatória, principalmente com a reforma do ensino médio.

Por que não criar desafios para que, a partir de conhecimentos básicos de eletrônicas os alunos sejam estimulados a criar coisas novas em que a inventividade seja o elemento principal.

É muito simples ensinar os alunos como funciona um transistor, resistores e capacitores, LEDs e outros componentes comuns e depois montar um pisca pisca numa configuração tradicional de astável ou um oscilador de áudio agregando-se um alto-falante.

Por que não desafiá-los a fazer algo diferente com esses componentes?

Já tivemos um leitor que fez um rádio elementar usando um LED como diodo detector em lugar do cristal de galena e até nos informou que, com as estações mais fortes ele “piscava” de acordo com a modulação?

Por que não criar um circuito que seja usado numa configuração ou com finalidade diferente da original? Você sabia que um LED também funciona como um foto-diodo?

Por que não agregar circuitos eletrônicos a um celular velho, usando seus recursos de rodar aplicativos com as saídas e entradas de som e até mesmo o seu LED do flash da máquina fotográfica?

Na nossa seção de Circuitos com Celulares ensinamos a fazer algumas coisa interessantes, mas são apenas o começo.

Desafiamos nossos leitores e criar coisas novas e até mesmo prometemos um prêmio para quem “inventar” alguma coisas realmente interessante e fora do comum reunindo a velha tecnologia, com a nova tecnologia, e mais objetos ou coisas que nunca ninguém imaginou ser possível empregar numa configuração eletrônica.

Que tal usar a frequência com que seu cachorro abana a cauda para ter um circuito avaliador de “estranheza” das visitas?

BUSCAR DATASHEET


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Atividades Recentes (OP180)

Nos últimos dois meses (abril e maio) tivemos muitas atividades com viagens e muito mais. Em 13 de abril, por exemplo, participamos da Campus Party em Natal – RN, com grande sucesso, com palestra e muitos contatos com leitores principalmente estudantes, professores e desenvolvedores. (veja filme em https://youtu.be/drvVA0dcBw0 ).

Leia mais...

Aliana
Em poltica internacional, a unio de dois ladres, com suas mos to profundamente mergulhadas nos bolsos um do outro, que no podem separadamente saquear um terceiro
Amborse Bierce (1842 1914) - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)