Mundo vivo e inteligência artificial (ART4518)

Em diversos de nossos artigos, palestras e lives temos ressaltado o processo de evolução de nossas tecnologias rumo a uma integração cada vez maior com o mundo vivo. Isso tem se notado patente com o desenvolvimento de produtos que, cada vez mais se integram com o ser humano, com o mundo agro, com animais e muito mais. Neste ponto, um setor que está se tornando de extrema importância para os novos projetos de integração com o mundo vivo é o que trata do uso dos recursos da inteligência artificial (AI). Neste artigo tratamos um pouco desse assunto.


Os seres vivos possuem uma estrutura complexa que os leva a um comportamento mais complexo ainda, o que torna bastante difícil a sua análise através de recursos computacionais comuns.

Assim, no desenvolvimento de projetos que envolvam organismos vivos, a inteligência artificial cada vez mais está se fazendo necessária ou mesmo indispensável, para o seu correto funcionamento.

Padrões comportamentais de animais, plantas e seres humanos variam numa gama tão ampla, que um simples algoritmo aplicado a um microcontrolador comum não consegue controlar um equipamento.

Desta forma, cada vez mais, o uso da AI está se tornando obrigatório no desenvolvimento de produtos, e isso leva a necessidade tanto de fabricantes como de engenheiros conhecer muito bem essa nova ciência.

Alguns exemplos que escolhemos a seguir mostram casos em que recursos da inteligência artificial estão sendo usados nesta integração da tecnologia com o mundo vivo. Estudo do comportamento de animais

Do mesmo modo que temos hoje recursos da inteligência artificial usados na análise de padrões humanos, como na biometria através dos dedos, da face e da retina, também estão sendo usados esses recursos no estudo tanto de hábitos animais como na identificação de indivíduos numa manada, por exemplo.

Assim, encontramos na internet, documentação que trata do uso da inteligência artificial na análise do comportamento de animais que vivem em grupos para se determinar padrões que possam ser de utilidade na proteção da vida animal.

Em documentação que encontramos na Mouser, em artigo que damos o link a seguir, vimos o uso de software no reconhecimento de animais, aplicado no Kenya.

 

Figura 1 – Uso de software no reconhecimento de animais (Artigo da Mouser em https://www.mouser.com/empowering-innovation/artificial-intelligence/lifesciences )

Nesse mesmo artigo encontramos o uso de algoritmos de AI para identificar baleias e tubarões pelo padrão se suas pintas.
Aplicações em humanos.

Uma outra interessante aplicação da AI no desenvolvimento de recursos que interagem com seres vivos é dado pelo estudo do Professor Tahidur Rahman da Universidade de Massachussets que analisa o padrão do som da tosse emitida por uma pessoa para se detectar eventual infecção (influenza).

Do mesmo modo que um termômetro infravermelho pode detectar a febre de um provável infectado um padrão de som, quando analisado utilizando-se um algoritmo de inteligência artificial pode indicar uma pessoa infectada.

Tudo isso mostra que o diagnóstico do futuro será totalmente digital. Análises de determinados padrões, na maioria dos casos não invasivos, poderão ser usadas com eficiência nos mais diversos tipos de diagnósticos.

 

Conclusão

Esses são apenas alguns exemplos de campos em que a associação de recursos tecnológicos pode ser utilizada com a inteligência artificial no desenvolvimento das mais diversas aplicações no mundo vivo.
O que teremos da prático no futuro levará também ao desenvolvimento de componentes específicos que os projetistas deverão saber como usar e isso exige uma atualização constante de conhecimento nas mais diversas áreas.


Localizador de Datasheets


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Entrando em dezembro (OP207)

Estamos nos aproximando do último mês desse ano de pandemia (2020), com esperanças para que a vacina chegue logo e possamos voltar à normalidade. Há muito a ser feito a partir de agora e, como temos informados aqueles que nos seguem, nunca paramos. De fato, nosso trabalho tem sido contínuo, com a produção constante de material para o nosso site, lives, livros, vídeos, podcasts e muito mais. Na verdade, a única mudança que tivemos em nossas atividades foi a suspensão dos eventos presenciais. Esperamos que no próximo ano eles voltem, talvez com algumas modificações, mas que possamos estar juntos daqueles que nos acompanham.

Leia mais...