Soluções Texas para Energia Solar (ART1446)

O projeto de sistemas que visam o melhor aproveitamento da energia solar não se limita a uma boa escolha dos painéis foto-voltáicos que serão utilizados.

Mais do que isso, todo um conjunto de circuitos deve ser utilizado para gerenciar a energia produzida de modo que ela possa ser entregue de maneira conveniente aos aparelhos que serão alimentados.

Texas Instruments oferece uma grande gama de produtos para o desenvolvimento de circuitos que visam o gerenciamento da energia solar, conforme veremos neste artigo.

Uma aplicação simples de energia solar envolve poucos componentes podendo ser implementada com facilidade a custos relativamente baixos.

No entanto, numa aplicação mais avançada, os recursos que podem ser utilizados são muito mais numerosos e com eles é possível gerenciar a distribuição da energia gerada de uma forma muito mais ampla.

Na figura 1 temos uma solução, que envolve componentes da Texas Instruments, para uma estação produtora de energia solar, para uma potência que pode chegar a 1 kW.

 

Figura 1 – Solução para potência até 1 kW – Do manual Texas SLY027
Figura 1 – Solução para potência até 1 kW – Do manual Texas SLY027

 

Para a alimentação de eletrodomésticos é fundamental a presença de um inversor. Micro inversores até 300 W podem ser implementados para esta finalidade.

Na figura 2 temos um diagrama de blocos em que se mostra um micro-inversor implementado com componentes da Texas Instruments.

Este circuito se caracteriza pela grande estabilidade o que é exigência importante neste tipo de aplicação.

 

Figura 2 – Um micro-inversor para potência até 300 W
Figura 2 – Um micro-inversor para potência até 300 W

 

Outro recurso importante de um sistema de energia solar é o carregador de bateria que deve ser maximizado para o melhor aproveitamento da energia.

Na figura 3 temos uma solução sugerida pela Texas Instruments utilizando seus componentes.

 

Figura 3 – Soluções para carregadores de baterias
Figura 3 – Soluções para carregadores de baterias

 

No primeiro caso temos uma solução de baixa potência que utiliza células pequenas para alimentação de um sistema de iluminação por LEDs.

No segundo caso temos o uso de uma bateria, para se obter uma potência maior de saída.

Na documentação da Texas SLY027 (WWW.ti.com) pode-se obter uma relação completa dos componentes que podem ser utilizados nos circuitos específicos.

 


Opinião

Eventos e muito mais (OP212)

Nosso grande destaque deste mês é o nossa Jornada do Desenvolvimento, que ocorrerá em três etapas sendo a primeira a que foi realizada entre 9 e 13 de agosto. Ela foi uma preparação para as demais que devem ocorrer em setembro e outubro, com oficinas de desenvolvimento com o Edukit SigFox e a Franzininho, numa jornada com os próprios criadores.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia