Professor Ventura em: A Invasão das Formigas

Índice de Artigos

O que tem a ver formigas com informática? Nesta estória o leitor vai ficar sabendo de que o modo uma solução técnica para um problema de hardware pode ter consequências ecológicas bastante interessantes. Se bem que a maioria dos especialistas em computadores tenha dificuldades em associar algum tipo de software à organização social das formigas, ou seus hábitos alimentares, será interessante saber exatamente que tipo de confusão o Professor Ventura causou na Escola Técnica de Brederópolis.

 

Nos dias muito úmidos de verão, problemas de funcionamento de computadores e outros equipamentos eletrônicos, são comuns. Beto e Cleto entraram no laboratório bem a tempo de encontrar o Professor Ventura entretido no exame das "entranhas" de um monitor de vídeo.

 

- O que há? Queimou? - perguntou Beto, já pensando na possibilidade de ajudar, pois gostava, como ninguém, de eletrônica, principalmente envolvendo computadores. Além disso, seria interessante estar perto do professor neste tipo de trabalho, pois certamente aprenderia muito.

 

O professor, sem deixar de lado o que estava fazendo, explicou:

 

- Sim! Problemas de fugas de alta tensão que são comuns nesta época do ano. Vocês sabem, no verão existem dias muito úmidos e quentes, e a umidade penetra nos pontos mais sensíveis dos equipamentos causando estragos.

 

- E o que foi desta vez? - perguntou Cleto, interessado.

 

O professor, percebendo que o rapaz era ainda inexperiente em termos de hardware, resolveu dar explicações mais profundas:

 

- A umidade é uma grande inimiga dos computadores e periféricos. Absorvendo umidade, a sujeira que se acumula nas placas e componentes, torna-se condutora de correntes elétricas. Ocorrem então "fugas" de corrente que podem causar diversos tipos de estragos. Nos circuitos mais sensíveis, como, por exemplo, nas placas mãe, uma fuga pode desviar os sinais ou modificar o modo como um circuito interpreta níveis lógicos, gerando erros ou mesmo instabilidades...

 

O professor deu uma paradinha para ajustar o componente que estava trocando, antes de continuar:

 

- Mas, é nos circuitos de alta tensão que temos os problemas maiores, como no caso deste monitor.

 

- Sim! Os monitores possuem circuitos de tensões muito altas ou "MAT", diferentemente das unidades de sistema que operam apenas com 5 e 12 Volts. - Beto estava mais "por dentro" do hardware do PC, e demonstrou isso.


Opinião

Eventos e muito mais (OP212)

Nosso grande destaque deste mês é o nossa Jornada do Desenvolvimento, que ocorrerá em três etapas sendo a primeira a que foi realizada entre 9 e 13 de agosto. Ela foi uma preparação para as demais que devem ocorrer em setembro e outubro, com oficinas de desenvolvimento com o Edukit SigFox e a Franzininho, numa jornada com os próprios criadores.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia