Professor Ventura em: A Cola Eletrônica

Índice de Artigos

Uma aventura em que todo o conhecimento de eletrônica do fantástico Professor Ventura parecia insuficiente para derrotar a imaginação de quem quer levar vantagem em tudo, não importando que meios usar. Veja como o Prof. Ventura e seus amigos Beto e Cleto resolveram este intrigante “caso eletrônico”.


Não era incomum o Professor Ventura ser chamado à sala do diretor da escola técnica para resolver, de tempos em tempos, problemas “não eletrônicos”. A imaginação e o conhecimento do professor haviam sido úteis em muitos casos onde, inclusive, fantásticos recursos eletrônicos haviam sido utilizados. Ao que parecia, não era desta vez que o professor teria um caso difícil, tanto que depois da reunião com o diretor, o velho Prof. Salgado, sem muita preocupação ele resolveu pedir a ajuda de Beto e Cleto, seus melhores alunos de eletrônica. No seu bem equipado laboratório, o Professor Ventura explicou aos seus dois alunos (e amigos) do que se tratava:

- O Professor Salgado está preocupado, e com razão. Estamos próximos do vestibular e esta escola, por ser uma das melhores do país, é muito cobiçada. Não será difícil ocorrer, como no ano passado, alguma tentativa de “cola” ou fraude mais sofisticada, usando a eletrônica, por exemplo...

Os dois rapazes prestavam atenção, mas sem muito interesse, pois ainda estava na memória de ambos, o caso do aluno que tentou fraudar a prova usando um comparsa que lhe passava as respostas ao questionário do vestibular via rádio. No entanto, o “infeliz” havia escondido o rádio no bolso e puxado um fone até o ouvido para ouvir a mensagem do comparsa. O que ele não havia previsto é que na ocasião do vestibular era pleno verão e ele tentou disfarçar o fio do fone com um bem enrolado cachecol em torno do pescoço. O rapaz, suando, de cachecol, num dia em que a temperatura passava dos 30 graus, despertou facilmente a atenção dos examinadores, que logo descobriram a fraude. O Professor Ventura continuou com suas explicações:

- O que preocupa o Professor Salgado é que temos tido muitas notícias de tentativas semelhantes em vestibulares e uma faculdade recentemente até convocou uma viatura goniométrica do Dentel para fazer uma “varredura” nas imediações do prédio durante o vestibular, detectando assim qualquer emissão estranha.

- E o Sr. Acha que pode ocorrer o mesmo aqui? – perguntou Cleto.

- Considerando que esta é uma escola técnica, não será difícil que algum de nossos candidatos já domine alguma coisa da eletrônica e faça uma tentativa de usar conhecimento. – O Professor Ventura estava chegando ao ponto principal do problema.

- E onde nós entramos nisso? – Era a vez de Beto se manifestar, naturalmente de uma forma agora mais impaciente.

- Como responsável pelo Curso de Eletrônica, o Professor Salgado me escalou para “monitorar” eletronicamente os exames, detectando qualquer eventual tentativa de cola, utilizando meios sofisticados que a imaginação maquiavélica dos desonestos possa criar, e que nossos fiscais não possam perceber por meios comuns!

 

 

 


Opinião

Eventos e muito mais (OP212)

Nosso grande destaque deste mês é o nossa Jornada do Desenvolvimento, que ocorrerá em três etapas sendo a primeira a que foi realizada entre 9 e 13 de agosto. Ela foi uma preparação para as demais que devem ocorrer em setembro e outubro, com oficinas de desenvolvimento com o Edukit SigFox e a Franzininho, numa jornada com os próprios criadores.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia