Entende-se por chassi de um equipamento eletrônico, a parte que sustenta os componentes que o formam. Nos aparelhos antigos valvulados, por exemplo, utiliza-se um chassi de metal que ao mesmo que sustenta os soquetes das válvulas e outros componentes maiores também serve como um condutor de referência, terra ou 0 V, por exemplo, conforme mostra a figura 1.

 

 

Na parte inferior de um chassi de equipamento valvulado são fixadas pontes de terminais onde são soldados os componentes menores. O chassi, por sua vez, é instalado na caixa do aparelho, que pode ser material não condutor. Rádios, televisores e outros equipamento antigos utilizavam caixas de madeira ou plástico, enquanto que equipamentos um pouco mais modernos ou onde a própria caixa pode servir de blindagem, usavam caixas de metal.

 

A maioria dos equipamentos modernos não utiliza chassi já que os componentes são fixados em placas de circuito impresso. A placa de circuito impresso substitui portanto os chassis. Existem entretanto casos em que a própria placa de circuito impresso é montada num chassi.

 

Diversos são os metais que podem ser usados na confecção de um chassi como, por exemplo, o alumínio, ferro, latão, etc. Deve-se apenas observar que existem metais em que a solda não adere, caso em que as conexões de terra devem ser feitas em terminais presos por parafusos, conforme mostra a figura 2.

 

 

Existem ainda chassis que recebem banhos de estanho de modo a permitir que solda adira e portanto possam receber diretamente a conexão de componentes. Nesses chassis encontramos pequenas abas que servem de terminais de terra onde fios e terminais de componentes podem ser soldados.