Quando ligamos um capacitor em série com um resistor temos uma das configurações básicas mais importantes da eletrônica: o circuito de tempo RC (onde R representa o resistor e C o capacitor).

Se ligarmos esse circuito a um gerador, conforme mostra a figura 1, o capacitor não se carrega de imediato, mas numa velocidade que depende de quanta corrente o resistor possa deixar passar, ou seja, que depende de seu valor.

 

Assim, se fizermos um gráfico que representa a carga do capacitor, teremos uma curva conforme mostrado na figura 2.

 

Observe que o capacitor, inicialmente carrega-se rapidamente, pois como está descarregado, a tensão entre suas armaduras é nula e assim pode fluir a corrente máxima que é determinada apenas pelo valor do resistor.

No entanto, à medida que o capacitor se carrega e a tensão entre suas armaduras aumenta, diminui a corrente pelo resistor e a carga vai se tornando mais lenta.

A curva tem tal forma que teoricamente o capacitor nunca se carrega totalmente, ou seja, a curva tangencia o valor máximo da carga no infinito.

Veja que podemos estabelecer um ponto muito importante dessa curva: o ponto em que a carga se torna 63.2% do máximo, mostrado na figura 2.

Esse ponto determina a constante de tempo do circuito, ou seja, pode ser calculado simplesmente multiplicando-se o valor de R pelo valor de C, conforme a seguinte fórmula:

τ = R.C

Onde:

τ é a constante de tempo em segundos

R é a resistência em ohms

C é a capacitância em farads

Veja ainda que, se depois de carregado um capacitor, o descarregarmos através do circuito mostrado na figura 3, também temos uma curva de descarga semelhante.

 

Nessa curva, mostrada na figura 4, o ponto que determina a constante de tempo, é dado pelo instante em que a carga do capacitor se reduz a 37,8% da carga total.

 

Muitos tipos de osciladores tem sua frequência de operação determinada por circuitos de tempo RC.

Os osciladores RC, como também são chamados, são empregados na produção de sinais de baixas e médias frequências.

Exemplos de osciladores RC são o oscilador de relaxação, deslocamento de fase, duplo T, Ponte de Wien, etc.

Do livro “Curso de Eletrônica – Eletrônica Básica de Newton C. Braga