Os  cinescópios são tubos de raios catódicos (TRC) destinados à reprodução de imagens em aparelhos de TV. Estes tubos são fabricados em diversos tamanhos conforme o tipo de aparelho de TV e operam sempre pelo mesmo princípio. Na figura 1 temos uma vista em corte de um tubo deste tipo.

 

 

Para a emissão dos elétrons existe na parte posterior do tubo denominada "canhão" um catodo o qual deve ser aquecido por um filamento.  Temos depois uma grade  de controle que permite controlar a quantidade de elétrons emitidos o que corresponde ao brilho ou luminosidade da imagem final. O eletrodo seguinte tem por finalidade focalizar o feixe de elétrons emitidos pelo catodo de modo a impedir seu espalhamento. O anodo de alta tensão tem por finalidade acelerar os elétrons que são emitidos pelo catodo. A imagem é reproduzida quando o feixe de elétrons incide  num anteparo recoberto com material fosforescente. O impacto dos elétrons libera energia na forma de luz visível.

Para que a imagem se forme na sua totalidade, o feixe de elétrons deve "varrer"  toda a tela rapidamente. Isso é conseguido por sua deflexão através de placas colocadas no próprio tubo e também pela ação de campos magnéticos externos produzidos por bobinas colocadas no "pescoço" do tubo. Nestas placas e bobinas são aplicadas às tensões e correntes responsáveis pela reprodução da imagem. Para o caso de um tubo de TV em cores, o sistema é diferente apenas no que se refere aos feixes de elétrons que são três, conforme mostra a figura 2. Nesta temos um corte de um tubo para TV em cores com o seu princípio de funcionamento, observando-se que todas as cores possíveis são obtidas da combinação de três fundamentais.

 

1 - Catodos

3 - 3 feixes de elétrons

4 - tela

5 - Tríades nas cores RGB