Uma corrente elétrica consiste no movimento ordenado de elétrons (ou outros portadores de cargas).

Num circuito formado por uma pilha e um condutor, esta corrente consiste no movimento contínuo dos elétrons num único sentido.

Trata-se, portanto, de uma corrente direta (Direct Current = DC) ou corrente contínua (CC), conforme mostra a figura 1.

 


 

 

Numa corrente alternada os elétrons são forçados a se movimentar para frente e para trás num ritmo determinado pelo gerador (alternador).

Quando vão para frente, atravessam a carga e com isso entregam a energia que transportam.

Quando invertem o movimento, também atravessam a carga e com isso energia é entregue. Isso significa que nos dois semiciclos do movimento, há a transferência de energia para a carga, conforme mostra a figura 2.

 


 

 

Na rede energia a freqüência com que as inversões ocorre é de 60 Hz, o que quer dizer que os elétrons se movimentam 60 vezes num sentido e 60 vezes em outro.

A maneira como o movimento dos elétrons ocorre numa corrente alternada, como a obtida na rede de energia, é representada por uma curva denominada senóide, conforme mostra a figura 3.

 


 

 

Por esta curva podemos ver em que em cada "ciclo" a corrente parte de uma intensidade nula para aumentar e atingir um valor máximo que é o "pico positivo" ou valor de pico, e depois cai novamente até anular-se para depois inverter o sentido e atingir o máximo no pico negativo.

As correntes alternadas são produzida pelas tensões alternadas que as força circular pelas cargas.

Temos então o mesmo gráfico para tensões alternadas e os valores de pico também são válidos.

Para as tensões alternadas, costuma-se indicar seu valor não pelo pico mas sim, por um valor que corresponde ao efeito que a tensão teria para ser equivalente a uma contínua.

Assim, esse valor denominado RMS corresponde a 0,707 (raiz quadrada de 2 sobre 2), e para a rede de energia comum está em 115 ou 117 V.

Também pode ser indicado em alguns casos o valor médio, que é mostrado na mesma figura. Para especificar uma corrente alternada temos então três elementos:

* freqüência

* valor (intensidade)

* forma de onda

 

Para esse último item, deve-se observar que o normal de uma corrente alternada é ter a forma senoidal, mas também podemos encontrar correntes (e tensões) alternadas com outras formas de onda, valendo o fato de que elas invertem de sentido ou polaridade numa determinada freqüência.

 

Ver também:

* Valores de pico 

* RMS 

* Alternadores