O diapasão é um dispositivo que se destina à produção de sons de uma única freqüência. Essa freqüência é determinada pelo seu formato, por suas dimensões e pelas características do material de que ele é feito. Os diapasões encontram sua maior utilidade na afinação de instrumentos musicais, gerando uma nota padrão normalmente o LA de 440 Hz, conforme mostra a figura 1.

 

 

Na eletrônica, o fenômeno da ressonância que é aproveitado pelos diapasões consiste no fato de que todo corpo tende a vibrar de forma mais intensa numa única freqüência. Esse fenômeno é aproveitado em diversos dispositivos eletrônicos como, por exemplo, os cristais de quartzo, ressonadores cerâmicos e outros. Também podemos encontrar medidores de freqüências que se baseiam na freqüência de ressonância de lâminas, como o mostrado na figura 2, que serve para monitorar a freqüência da rede de energia.

 

 

Controles remotos mais antigos podem se basear na freqüência de ressonância de lâminas para responder aos sinais de áudio que correspondem aos diversos canais.