São circuitos que decodificam um sinal digital (codificado em binário oou BCD), num sinal próprio para a excitação de um display de 7 segmentos ou ainda fornecendo uma saída 1 de 10 para excitação de um display de 10 eletrodos ou outros dispositivos indicadores.

Na figura 1 temos um exemplo de circuito decodificador TTL, o 7442, que fornece um sinal numa de 10 saídas, conforme o sinal de entrada codificado em BCD.

 


 

 

Apenas a saída correspondente à entrada codificada vai ao nível lógico baixo, enquanto que as demais permanecem no nível alto.

Um outro circuito decodificador em tecnologia TTL é o mostrado na figura 2. Nele temos uma saída de 16 correspondendo à entrada de um sinal codificado em binário com 4 bits. Este circuito possui, portanto, 4 entradas com pesos equivalentes a 1, 2, 4 e 8.

 


 

 

Alguns circuitos decodificadores possuem etapas de excitação de certa potência ou de certas características especiais para a excitação direta de displays.

Assim, na figura 3 temos o 7447 que é usado para a excitação de displays de 7 segmentos do tipo semicondutor (LED), com resistores limitadores de corrente.

 


 

 

Na mesma figura temos também o 74141 que é usado na excitação de tubos Nixie , cuja tensão de alimentação é de 175 V (pouco usados atualmente). Estes tubos possuem 10 eletrodos em formato correspondentes aos algarismos de 0 a 9, os quais acendem quando são excitados separadamente.

Existem ainda decodificadores em outras tecnologias como os CMOS. Um decodificador CMOS muito comum é o 4017 (1 de 10) bastante usado em aplicações práticas como seqüenciadores.

 

Ver Também

* BCD

* TTL

* CMOS

* Digital

* Nixie