Resistividade

A resistividade indica as características elétricas de um material em relação à condução da corrente elétrica, ou seja, se ele é um bom condutor ou não, ou se é um isolante. É diferente da resistência elétrica que indica as propriedades de um objeto, componente ou corpo feito de determinado matéria, levando em conta suas dimensões e formatos. Assim, quando falamos que o cobre um bom condutor porque apresenta baixa resistividade é diferente de falarmos que um fio de cobre de determinado comprimento e espessura tem maior resistência do que um fio de alumínio de mesmo comprimento e espessura.

A resistividade é expressa pela letra grega rô (?) e medida é em ohms.m/mm2 (ohms-metro por milímetro quadrado). A tabela abaixo indica a resistividade típica de alguns materiais. A partir dela é possível calcular a resistência de um fio feito de tais materiais em função de seu comprimento e sua secção transversal. A resistência de um condutor pode então ser calculada em função da resistividade por:

 

R = ? L/S

 

Onde:

? é a resistividade

L é o comprimento do condutor

S é a área da seção transversal

 

L e S devem estar nas mesmas unidades especificadas para a resistividade. Lembramos ainda que o inverso de resistividade é condutividade, da mesma forma que o inverso da resistência é a condutância.


Opinião

Novos tempos (OP213)

O mundo mudou. Depois da pandemia e também da guerra na Ucrânia o mundo será outro. Estamos presenciando e percebendo isso. Já não somos mais os mesmos.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia