Se quisermos medir uma corrente maior do que a de fundo de escala de um instrumento devemos ligar em paralelo uma resistência de derivação ou "shunt", conforme mostra a figura 1.

 


 

 

Essa resistência desviará o excesso de corrente, multiplicando assim a escala do instrumento. Conforme mostra a figura 2, podemos usar um instrumento que tenha fundo de escala de 1 mA, ou seja, que mede de 0 a 1 mA para medir correntes até 100 mA, se ligarmos um "shunt" que desvie 99 mA.

 


 

 

Para calcular o valor do shunt é preciso conhecer a resistência que a bobina do instrumento tem. Assim, levando em conta que, para fazer circular uma corrente no instrumento, aplica-se uma tensão entre suas extremidades e que essa tensão é a mesma no shunt, podemos usar a seguinte fórmula, partindo da figura 3:

 


 

 

Rs = (Ri x Ii)/ Ir

 

Onde:

Rs é a resistência do shunt em Ω

Ri é a resistência interna do instrumento usado em Ω

Ii é a corrente de fundo de escala do instrumento em milamperes

IR é a corrente ue deve ser desviada para o shunt em miliamperes

Lembramos que Ii + IR é a nova corrente de fundo de escala do instrumento.

 

Exemplo de cálculo:

Desejamos usar um instrumento de 1 mA de fundo de escala e resistência interna 100 Ω para medir correntes até 100 mA. Qual deve ser a resistência do shunt para esta aplicação?

 

Temos: Ii = 1 mA

IR = 99 mA

Ri = 100 Ω

Rs = ?

 

Aplicando a fórmula:

 

R = (100 x 1)/99

R = 100/99 = 1,010 Ω

 

Evidentemente a precisão na medida vai depender da precisão do shunt. Como se trata de resistência de valor muito baixo, normalmente são usados pedaços de fio que são cortados de modo a apresentar a resistência desejada.

 

Ver também:

* Amperímetro (30)

* Multímetro (80)

* Galvanômetro (32)