Instrumento que se destina a visualização das curvas características de componentes eletrônicos. Podem ser usados circuitos especiais que permitem visualizar estas curvas num osciloscópios, também denominados traçadores de curvas como o exemplo dado a seguir.

Os componentes eletrônicos possuem curvas características que mostram o seu comportamento num circuito.

Todo profissional da eletrônica aprende nos cursos técnicos como interpretar as curvas dos principais componentes, indo do resistor que é o mais simples, a componentes sofisticados como transistores e outros.

O que talvez muitos leitores não saibam é que é muito simples projetarmos a curva característica de um componente real na tela de um osciloscópio, possibilitando assim a análise de seu comportamento elétrico.

O exemplo dado a seguir mostrada como fazer isso.

Como o teste é feito em frequência muito baixa, até mesmo osciloscópios virtuais de 10 kHz podem ser usados em conjunto com esse circuito, devendo apenas o leitor tomar cuidado para não ultrapassar os limites de tensão e corrente admitidos pelo computador nessa função.

Para osciloscópios comuns, os tipos de baixo custo de um canal servem perfeitamente para visualizar curvas de componentes como resistores, capacitores, diodos, junções semicondutoras, diodos zener, etc.

A ideia é aplicar uma tensão no componente em teste e sensoriar a corrente que circula através dele através da entrada vertical, comparando-a com a intensidade e fase da tensão aplicada diretamente na varredura horizontal do osciloscópio.

Operando na função X/Y ou A/B do osciloscópio plotamos na sua tela a função tensão x corrente, conforme mostra a figura 1.

 

 

Assim, para um resistor, obtemos uma reta inclinada cuja tangente do ângulo nos permite até medir a sua resistência.

Para um capacitor, por exemplo, em que temos uma defasagem da tensão em relação à corrente, a figura gerada se aproximará de um círculo, conforme mostra a figura 2.

 

 

Um circuito típico opera com tensões de rms de 12 e 24 V, devendo o leitor atentar para esses valores ao trabalhar com componentes delicados.