Texto extraído do site INCB - www.newtoncbraga.com.br

Revista Mecatrônica Jovem - Edição 3 - Animatrônicos

Esta é a edição número 3 da revista “Mecatrônica Jovem” onde concentramos uma equipe de colaboradores  que são educadores, engenheiros, programadores, hobistas e aficionados em tecnologia.

O tema da edição é sobre animatrônico e nela aprenderemos sobre como funcionam e como montá-los, tanto para a nossa diversão, como para as nossas aulas de tecnologia.

Abaixo temos os links para você ter acesso à edição, links que servem de base de estudo e no final uma parte reservada aos professores.

Nosso Clube no
     

 Onde Ler:

 

 

Revista Impressa: 

Unidade Avulsa: Acesse Clube dos Autores

Para Escolas, Empresas Incentivadoras e Clube de Ciências: Preencha este FORMULÁRIO.


 

Nesta edição:

  • Aprendendo com animatrônicos
  • Animatrônicos em Five Nights at Freddy's
  • Animatrônicos
  • Animatrônicos Humanos
  • Máscara Animatrônica
  • Montando o Creeper VanderLIX
  • FROG (Robô Sapuino)
  • Animação de animatrônicos  com GIF utilizando o Scratch
  • Cartaz Animado 3D
  • Animatrônicos do Passado
  • Curso de Eletrônica - parte 3
  • Softwares que auxiliam no  ensino de Robótica
  • O Servo Motor  dos Animatrônicos
  • Monte seu animatrônico com apenas dois componentes

 


 

Colaboradores desta edição: Clarice Barreto, Débora Garofalo, Gabriela Araújo, Luiz Henrique Corrêa Bernardes, Márcio José Soares, Newton C. Braga, Renato Paiotti, Tiago Cauassa, Vander da Silva Gonçalves e Raul Jr.


 

Links:

Aprendendo com animatrônicos

 

Animatrônicos em Five Nights at Freddy's

 

Animatrônicos

 

Montando o Creeper VanderLIX

 

FROG (Robô Sapuino)

 

Animação de animatrônicos  com GIF utilizando o Scratch

 

Cartaz Animado 3D

 

O Servo Motor  dos Animatrônicos

 

 


 

Para os Professores

 Abaixo damos algumas referências para os professores utilizarem em suas aulas. 

É possível para as escolas, empresas incentivadoras e instituições de comprarem os kits anunciados na edição em quantidades e ter a versão impressa da revista com o logotipo da escola, empresa incentivadora ou instituição impressa na capa da edição, para isso  clique aqui e preencha o formulário para entrarmos em contato para mais detalhes.

 

Aprendendo com animatrônicos

Este artigo o professor poderá sugerir para os alunos como introdução à qualquer trabalho envolvendo animatrônico, para que exista uma ambientação no assunto e após as leitura o professor poderá levar aos alunos uma discussão sobre o tema como também os benefícios e problemas que estes animatrônicos pode trazer para eles e a sociedade.

 

Animatrônicos em Five Nights at Freddy's

Com uma caixa de leite, um servo motor e pilhas é possível fazer um animatrônico bem legal. Para tornar esta aula de montagem ainda mais divertida, uma dica é utilizar os personagens dos games e desenhos que fazem parte do mundo deles. Uma dica é pedir que os alunos montem um animatrônico com o personagem que eles gostem mais e montar um cenário para este animatrônico. Com um celular em mãos é possível criar um pequeno filme para este animatrônico.

 

Animatrônicos

Neste artigo o autor mostra a facilidade de criar pequenos animatrônicos utilizando o robô Otto, para as escolas que possuem o Otto, é uma ótima leitura e dicas para os alunos. Para as escolas que não possuem, é uma ótima oportunidade para conhecer,

 

Animatrônicos Humanos

Um servo motor, pilhas e os bonecos articulados ou de pano podem ganhar vida. Uma dica é pedir aos alunos utilizarem um boneco(a) para criarem um simples animatrônico. Podendo ser útil nas apresentações em sala ou eventos culturais

 

Máscara Animatrônica

Este projeto utiliza uma máscara de carnaval e um simples motor de brinquedo conectado fora de eixo de um disco de isopor. Ao ligar o motor, o disco gira fora de eixo tocando no maxilar da máscara, fazendo ela se mexer e dar a ideia de movimentar a boca. Uma dica aos professores é utilizar o mesmo princípio para outros tipos de movimentos, no estilo daqueles presépios animados.

 

Montando o Creeper VanderLIX

Aqui temos uma montagem utilizando o kit educacional Modelix, porém utilizando o personagem Creeper do jogo Minecraft, um jogo muito conhecido pelos alunos. As escolas que possuem este kit poderão pedir aos alunos montarem os outros personagem do jogo e fazer com que eles se movam.

 

FROG (Robô Sapuino)

Este projeto é bem elaborado onde o professor poderá ensinar ao alunos uma montagem de um sapo, ou outro animal, utilizando peças impressas em 3D, servos motores, matriz de contato e arduino. Todo o código-fonte e modelos das peças estão disponíveis para donwload. Com este projeto o professor poderá ensinar todos os passo para criar o primeiro animatrônico em sala de aula.

 

Animação de animatrônicos  com GIF utilizando o Scratch

Os professores poderão utilizar o exemplo deste artigo para mostrar aos alunos a possibilidade de simular alguns movimentos utilizando a ferramenta Scratch. Onde o robô é uma imagem animada obtida da internet e é adicionado uma gravação feita pelo aluno a esta animação.

 

Cartaz Animado 3D

Os trabalhos apresentados pelos alunos aos colegas ou aos pais precisam ter cartazes, mas a ideia aqui é trabalhar com a memória espacial do aluno em conjunto com o tema exposto para a apresentação. Com material simples, ou com materiais adicionais , o aluno poderá enriquecer o tema apresentado com um cartaz que ele pode animar manualmente ou através de componentes eletrônicos, ou utilizar ferramentas como o arduino para isso. O trabalho lembra muito o teatro de fantoches que também pode ser utilizado para o tema. Uma dica aos professores e alunos que desejam ir mais além do básico, é fazer um cenário multicamada , curvo e com servos, LEDs e alto-falantes para representar uma parte da história ou tema de trabalho.

 

Animatrônicos do Passado

O Professor poderá indicar uma leitura deste artigo aos alunos, mostrando que a tecnologia e a ideia de animatrônicos não é nova. Uma sugestão é pedir aos alunos que façam pesquisa sobre os diversos tipos de animatrônicos desenvolvidos antes do uso da eletricidade , e montar as mesmas versões com a tecnologia atual.

 

Curso de Eletrônica - parte 3

Continuando com o nosso ensino de eletrônica , o professor Newton C. Braga ensina sobre os geradores de energia, da pilha aos outros meios de produção e fornecimento de energia, qual é a forma que a corrente assume na teoria e na prática. O professor poderá utilizar esta parte do curso para ensinar aos alunos sobre os diversos tipos de geradores de energia, e montar alguns deles de forma bem simples.

 

Softwares que auxiliam no  ensino de Robótica

Esta seção da revista é onde os professores podem ler as dicas interessantes da educadora maker Débora Garofalo, onde nesta edição ela demonstra como os professores e educadores podem utilizar os diversos programas de programação e de desenhos 3D para a sala de aula.

 

O Servo Motor  dos Animatrônicos

Este artigo em si é uma dica importante para os professores que podem utilizar o servo motor para o ensino de ângulos, envolvido com as próprias narrativas do Raul Júnior.

 

Monte seu animatrônico com apenas dois componentes

Com esta montagem o professor poderá mostrar como é possível fazer uma montagem bem simples com apenas dois componentes, um relé e um capacitor.