Marca: Sanyo

Defeito: Inoperante

Autor: Gilnei Castro Müller – Santa Maria - RS

 

Relato:

Após verificar a situação da fonte primária, liguei o aparelho e constatei que a fonte estava operando normalmente e as tensões de +B1 (110 V) e +B2 (10 V) estavam sendo geradas de acordo com os valores indicados no esquema elétrico. Prosseguindo, realizei medidas de tensões no coletor do transistor Q450 (Driver horizontal) onde encontrei a mesma tensão de +110 V o que indicava que este transistor estava cortado ou sem conduzir o sinal de 15 750 kHz, que é gerado pelo circuito integrado IC401.

Deste modo, conclui que o defeito poderia estar no oscilador horizontal. Passei então a medir as tensões nos pinos do IC401. No pino 15, onde deveria haver 12,7 V previstos, encontrei apenas 4,3 V. Com o televisor desligado da rede de energia, constatei que o capacitor eletrolítico C406 de 100 uF não apresentava fugas. Desliguei um dos terminais do resistor R410 de 6 k ohms e ao medir sua resistência encontrei um valor próximo de 30 k ohms.

Daí a explicação para a tensão no pino 15 do CI ter sido reduzida para praticamente um terço do valor normal. Após a substituição deste resistor, o televisor voltou a funcionar normalmente.

Diagrama do setor do aparelho onde o problema se manifestou..