Série sobre radio controle (AM009)

Em novembro de 1976, na edição número 53 da Revista Saber Eletrônica, iniciamos mais uma série de artigos temáticos que marcou época. Na época os brinquedos de controle remoto se tornaram extremamente populares e não havia quem não desejasse um. Isso principalmente era o sonho daqueles que gostavam de eletrônica que gostariam de montar um. Neste artigo falamos como criamos uma enorme série de artigos tratando desse tema de muito sucesso.

 


 

 

Se bem que a cada da edição 53 não desse destaque à nova seção, logo nas edições seguintes ficou claro que o tema era do agrado dos leitores, o que já nos fez pensar muito adiante em termos do que iríamos publicar.

A seção começou modestamente (Veja o primeiro artigo no site em ART2808), abordando os princípios do rádio controle que, na época era muito mais simples do que hoje, em que temos os recursos da tecnologia digital.

Naquela época, os circuitos eram de onda contínua ou modulados em tom para um ou mais canais. A faixa mais usada era a dos 27 MHz e os receptores, em sua maioria do tipo super-regenerativo.

Essa tecnologia relativamente simples que passamos a abordar nos artigos permitia a montagem simples de pequenos controles remotos que podiam ser usados no acionamento de automatismos, robôs, carrinhos, barcos e eventualmente aviões.

Os próprios servos eram na época dispositivos não muito acessíveis, podendo ser substituídos por versões caseiras como os tipos de escape. Tudo isso passou a ser abordados na edições seguintes e até mesmo em artigos completos sobre a montagem de modelos.

Um barco radio controlado foi até vendido em kit, tendo na época a empresa feito um molde especial para se injetar o casco e que foi vendido com sucesso.

A seção durou muito tempo, ensinando a muitos os princípios do controle remoto ou rádio controle.

Na figura 1 temos um diagrama com as frequências dos canais de radio controle usados na época.

 

Figura 1 – Os canais de rádio controle
Figura 1 – Os canais de rádio controle

 

 

 

 


Opinião

Eventos e muito mais (OP212)

Nosso grande destaque deste mês é o nossa Jornada do Desenvolvimento, que ocorrerá em três etapas sendo a primeira a que foi realizada entre 9 e 13 de agosto. Ela foi uma preparação para as demais que devem ocorrer em setembro e outubro, com oficinas de desenvolvimento com o Edukit SigFox e a Franzininho, numa jornada com os próprios criadores.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia