Este artigo foi originalmente publicado em 1985 quando o cometa de Halley passou pela última vez próximo da terra. Na ocasião o grande evento era esperado por todos que cobiçavam ter um telescópio ou luneta para vê-lo mais próximo. No artigo ensinamos a montar uma luneta simples.

Sem dúvida o grande acontecimento científico 85/86 foi a passagem do Cometa de Halley, que deveria estar mais visível na primeira semana de abril/86, quando fica mais próximo à terra.

Os clubes não podem ficar fora desse evento. (Veja no a seguir)

 

O artigo é de 1986. No entanto, existem outros corpos celestes que podem ser observados atualmente, naturalmente longe das luzes das grandes cidades. Na ocasião, a passagem do cometa foi decepcionante, pois ele havia perdido a maior parte de sua cauda e tornou-se apenas uma leve mancha que, no entanto, podia ser vista até mesmo a olho desarmado.

 

Como muitos dos leitores encontram dificuldades para comprar uma luneta ou telescópio, nosso objetivo é ensinar como montar um instrumento de observação.

O que propomos é a construção de uma simples luneta partir de lentes comuns aproveitadas de monóculos de fotografia, lupas e outros tipos que o leitor pode até conseguir em alguma sucata.

É claro que a qualidade do instrumento não será comparável com a dos comerciais, mas usando lentes corretas a ampliação poderá ser boa com

uma pequena distorção de cores.

Mas, vamos lá!

Uma lente convergente é uma lente de aumento e você facilmente pode identificar, aproximando-a de um objeto você o verá maior.

 

 

 


 

 

 

Para determinar a distância focal faça como mostra figura abaixo.

Com uma folha de papel colocada junto à lente, veja de que modo os raios de uma lâmpada se concentram.

 


 

 

 

Você precisará conseguir duas lentes: uma de maior diâmetro, que tenha uma distância focal maior, e uma de menor diâmetro, que tenha uma distância focal menor. A maior será a objetiva e a menor será ocular da luneta.

A lente maior pode vir de uma lupa (lente de aumento comum), do tipo vendido em papelarias. Já a objetiva pode ser obtida de um antigo monóculo de fotografia.

 

 


 

 

 

Para fazer a sua luneta é preciso determinar a distância relativa das duas lentes, conforme mostra a próxima figura. Coloque as duas lentes diante de seus olhos e procure focalizar um objeto distante até que ele apareça ampliado e nítido. Esta deve ser a distância determinada experimentalmente.

 

 


 

 

 

Os tubos devem ter movimento livre para ajustar o foco.

 

 


 

 

 

O aumento que você vai obter depende da distância focal das duas lentes.

Se uma lente tiver o dobro da distância da outra, o aumento será de duas vezes.

Não se importe se a imagem ficar invertida. E isso mesmo! Você montou uma luneta astronômica que aumenta, mas que inverte a imagem.

Para observar o céu, a inversão da imagem não é muito significativa.

Se puder faça experiências com todas as lentes que conseguir até obter o maior aumento.

Ao olhar objetos luminosos, você vai notar uma espécie de colorido nas suas bordas. Isso ocorre porque as lentes comuns não refratam as diferentes cores do mesmo modo, havendo uma distorção chamada “aberração cromática".

Infelizmente com lentes de baixo custo ou mesmo de plástico, esta aberração não pode ser evitada. As lunetas e telescópios de boa qualidade usam lentes acromáticas ou montagens que reduzem ao mínimo este efeito.

Depois de montar sua luneta, e só programar a observação do Cometa de Halley, mas lembre-se:

Procure lugares escuros longe das grandes cidades;

Faça a observação nos dias em que o céu estiver límpido e sem luz;

Procure saber a posição do cometa na época da observação.

 

Atualizado em 2016