Um dos ramos da engenharia que apresenta um grau de desenvolvimento extraordinário em nossos dias é a aeroespacial. Neste ramo da engenharia em que temos tanto a inclusão das naves espaciais (tecnologia espacial) como dos aviões (aviônica) e agora também os drones, a presença de recursos eletrônicos é enorme e indispensável. Neste artigo tratamos de alguns setores da eletrônica que ocupam lugar de destaque nesta tecnologia e o que a Mouser Electronics pode fornecer em termos de componentes e acessórios para suas aplicações.

Poderíamos dizer que a tecnologia aeroespacial envolvendo a eletrônica seria apenas um ramo da eletrônica embarcada, mas é muito mais que isso.

A presença da eletrônica embarcada na tecnologia aeroespacial realmente está presente nas naves, aeronaves e veículos de suporte, mas esta tecnologia envolve muito mais coisas se pensar na infraestrutura de aeroportos, bases de lançamento, controle de voo e muito mais.

Assim, uma infinidade de dispositivos, equipamentos e recursos tecnológicos fazem parte de qualquer estrutura que tenha aeronaves e naves espaciais.

No Brasil, não apenas temos aeroportos de porte e até mesmo bases de lançamentos de foguetes, como também instalações militares e empresas que fabricam aviões e também equipamentos relacionados.

Para o profissional da eletrônica, o conhecimento exato da disponibilidade dos recursos mais modernos é fundamental, e muito mais que isso, saber como utilizar esses recursos em suas atividades ou projetos é fundamental.

Isso significa que manter-se atualizado e, para as escolas de engenharia, incluir nos seus currículos recursos que possam ser usados pelos profissionais dessas ares é fundamental.

Neste site, estaremos sempre colocando artigos que possam ser importantes para os profissionais da área, desde novas tecnologias, novos componentes, até links para fabricantes e detalhamento de placas de avaliação e desenvolvimento.

O material que usamos, como sempre, é baseado tanto nas informações diretas dos fabricantes, na nossa interpretação e adição de informações, como também na disponibilidade de nosso principal parceiro que é a Mouser Electronics ( www.mouser.com ).

Os Elementos da Tecnologia Aeroespecial

Se analisarmos tudo que se relaciona com uma aeronave ou uma nave especial, determinando desde sua criação, desenvolvimento, testes e a colocação em operação, vemos que diversas tecnologias estarão sendo envolvidas tais como:

- Começamos pela física onde o conhecimento de forças, movimentos e sistemas mecânicos devem ser conhecidos profundamente pelos profissionais envolvidos. A mecânica dos fluidos, a estática assim como a resistência dos materiais e mecânica dos sólidos também devem ser dominadas pelos profissionais da área.

- E, é claro, o conhecimento da física, como da maioria dos elementos que detalhamos a seguir, depende da matemática. Trabalhar com as ferramentas desta ciência é fundamental. Cálculo integral e diferencial, álgebra linear, geometria analítica são ferramentas de trabalho do engenheiro aeroespacial tão importantes como os alicates e as chaves de fenda.

- Matérias específicas como a aeroelasticidade, aerodinâmica e astrodinâmica, estruturas de aeronaves, propulsão, aeroelasticidade, controle de ruídos são outros que os profissionais devem conhecer.

- Completando, temos finalmente as matérias que estão mais ligadas a nosso site que são as relativas a tecnologia eletrônica tais como microcontroladores, telecomunicações, radar, sensores, controle de ruído, automação, robótica, etc.

 

Produtos e Artigos

No nosso site existem muitos artigos básicos que podem servir de suporte e revisão de conceitos, importantes para os que trabalham com circuitos específicos ou ainda precisam de sugestões de configurações para seu desenvolvimento.

Também a abordagem de produtos de diversas épocas que podem servir de orientação, sempre com a orientação de que versões mais modernas devem ser procuradas no site do fabricante. A tecnologia eletrônica avança muito rápido, e quando publicamos um novo componente, em pouco tempo versões complementares ainda mais avançadas podem estar surgindo.

A Mouser Electronics distribui produtos de centenas de fabricantes que incluem em suas linhas muitos que são dedicados à tecnologia Aeroespacial. Fizemos uma pequena busca no estoque daquela empresa e escolhemos alguns que podem ser de grande interesse para os leitores que pretendem desenvolver produtos nesta área ou que já trabalham com os mesmos.

 

Sensores

Nas aplicações aeroespaciais encontramos uma infinidade de sensores que não apenas devem ser projetados para trabalhar com as grandezas ou fenômenos físicos relacionados como também devem ser especificados para o ambiente em que eles devem ser instalados. Assim, existem sensores específicos para aplicações aeroespacial que envolvam as condições mais criticas.

A Honeywell possui uma ampla linha de sensores especialmente projetados para ests aplicações cujas informações podem ser acessadas em: https://sensing.honeywell.com/sensors. Para sua compra pela Mouser Electronics, acesse o link: https://www.mouser.com/Honeywell/_/N-1z0sf9t?Keyword=Aerospace&FS=True 

Destacamos nesta linha os sensores de fluxo de ar, os termostatos, sensores magnéticos e os sensores de posição.

 

Conectores

Nas aplicações críticas que envolvem o ambiente das aeronaves e das naves espaciais, o conector deve ser analisado com extremo cuidado ao se fazer sua escolha.

A Amphenol Aerospace tem uma ampla linha de produtos fornecidos pela Mouser Electronics, com destaque inicial para os tipos usados com fibras ópticas que podem ser acessados em: https://www.mouser.com/Optoelectronics/Fiber-Optics/_/N-6qrgd?Keyword=aerospace&FS=True  incluindo-se o link para os datasheets.

 

Conector Amphenol Aerospace para fibra óptica
Conector Amphenol Aerospace para fibra óptica

 

Importantes nas linhas de produtos para aplicações aeroespaciais são os que seguem as normas militares (MIL-Spec/MIL-Type) e que tem mais de 50 000 tipos disponíveis na Mouser acessados em: https://www.mouser.com/Connectors/MIL-Spec-MIL-Type/_/N-chx5y?Keyword=aerospace&FS=True . São acessórios, adaptadores, componentes, conectores, contatos e muitomais.

 

Relés

Os relés para aplicações aeroespaciais devem seguir especificações diferenciadas dependendo das condições do ambiente em que devem operar. Diversas empresas fabricam componentes com especificações aeroespaciais, com destaque para a TE Connectivity que distribui seus produtos através da Mouser Electronics ( https://www.mouser.com/Electromechanical/Relays/_/N-5g31?Keyword=aerospace&FS=True  ).

 

Relé com especificação aeroespacial da TE Conectivity
Relé com especificação aeroespacial da TE Conectivity

 

 

 

Circuitos Integrados

Circuitos integrados com funções simples são usados em qualquer parte. Mas, mais uma vez destacamos que nas aplicações aeroespaciais, as características destes componentes são diferenciadas. Uma empresa que tem distribuição de seus componentes nesta área é a Analog Devices cujos componentes para aplicações aeroespaciais podem ser acessados em https://www.mouser.com/Semiconductors/Integrated-Circuits-ICs/_/N-6j73k?Keyword=aerospace&FS=True .

 

JM38510/11401/11402/11403/11404;11405/11406 – Amplificadores operacionais para aplicações aeroespaciais da Analog Devices
JM38510/11401/11402/11403/11404;11405/11406 – Amplificadores operacionais para aplicações aeroespaciais da Analog Devices

 

 

Componentes discretos

Componentes passivos estão em toda parte. E, a quantidade deles cresce o que aumenta sua importância num projeto aeroespacial. Lembramos que a taxa falhas é proporcional ao número de componentes, e isso aumenta a responsabilidade do projetista ao trabalhar com componentes discretos e passivos.

Na página https://www.mouser.com/Search/Refine.aspx?Keyword=aerospace  do site da Mouser no item Passive Components podemos encontrar uma linha de componentes passivos com especificações aeroespaciais incluindo transformadores, capacitores, indutores, e muito mais.

 

 

Conclusão

Se você trabalha com projetos, manutenção ou ainda pretende desenvolver produtos para esta importante área aeroespacial, necessitando de produtos eletrônicos com especificações rígidas que a aplicação exige, consulte antes a Mouser Electronics.

É a garantia da qualidade, segurança e desempenho que o ambiente operacional exige.