NOSSAS REDES SOCIAIS -

Aviação - Caixa Preta - Black Box (ART2987)

Os FDR e CVR – Os cilindros aparentes são os sinalizadores acústicos emissores de pings. As caixas pretas, alias de cor laranja, ficaram muito em evidência, principalmente após o desaparecimento do avião do voo MH370 da Malasyan Airlines. Vamos descrever neste artigo algumas características desses equipamentos que na realidade são dois em cada avião.

 

Yoji Konda é proprietário da Keletron http://www.yojikonda.com/

 

 


 

 

 

Flight data recorder – (FDR) Gravador de dados do voo.

Cockpit voice recorder – (CVR) Gravador de dados de voz da cabine do piloto.

 

As características desses equipamentos obedecem às rígidas normas da International Civil Aviation Organization (ICAO).

Para a sua localização, são empregados dois tipos de sinalizadores:

 

1 – Sinalizador de rádio

Frequência antiga: 125.5mHz – VHF Frequência atual: 406 mHz – µHF

Localizável através de satélites, navios e aviões mesmo a milhares de quilómetros.

 

2 - Sinalizador acústico

Frequência: 37.5 kHz

 

Quando um avião submerge, as ondas de rádio são inúteis, não atravessando a água para atingir a superfície. São utilizados sinalizadores acústicos que trabalham em uma frequência inaudível para o ser humano: 37,5 kHz.

 

Esta frequência foi escolhida para ficar fora de ruídos provocados pelas ondas do mar, navios e principalmente seres marinhos como baleias, focas e cachalotes.

 

O único animal capaz de emitir um som nesta frequência é o golfinho nariz de garrafa, mas a forma de onda é diferente, podendo a sondas diferenciá-la dos pings do sinalizador.

 

O sinal é detectado através de sonda acústica colocadas em navios através de cabos que podem mediar de 30 a 1.000 metros.

 

Para tornar audível os pings, o sinal de 37.5 kHz é misturado com outro de 38.5 kHz, gerando por batimento, uma terceira frequência, de 1 kHz.

O ping pode ser visualizado através de um computador.

 

Os pings tem um alcance restrito de apenas uns 2 ou 3 quilômetros, as sondas captadoras também, o que torna extremamente difícil localizar um avião em local incerto, na imensidão dos mares.

 

Existem projetos de adaptar um sistema usado em alguns aviões militares.

 

Quando o avião cai na água, existe um tubo semelhante a um lança torpedo de submarino, só que em miniatura, capaz de ejetar o chip de dados juntamente com o sinalizador e uma boia.

 

Mesmo que o conjunto seja levado longe, pelas ondas e ventos, fica gravado no chip a localização do ponto da queda do avião através do GPS.

 

Embora pouco cogitado, a melhor solução é simplesmente eliminar as caixas pretas dos aviões.

 

Os dados telemétrico do voo e de voz da cabine poderão ter transmitidos continuamente para uma rede de satélites, que retransmitirão para a terra e serão armazenado por um super-computador.

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Novembro chegando (OP197)

Novembro é o mês de encerramento das aulas e com isso, diferentemente do que muitos pensam, as atividades estudantis não terminam. Alguns curtirão suas férias, mas outros ficam para exames e mais ainda, precisam terminar seus TCCs.

Leia mais...

Louco
Uma vez por ano é permitido bancar o louco. (Semel in anno licet insanire.)
Sêneca (14 a.C. 65 d.C) Da Superstição - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)