NOSSAS REDES SOCIAIS -

Conheça o Som Ambiente V1213 da Keletron/Fontat (COL119)

Este som ambiente da Keletron/Fontat pode ter potências de 5 W a 15 W com excelente qualidade de som. Yoji Konda dá mais explicações neste artigo.

 


 

 

 

Este sistema contem:

CAIXA DE SOM COM ALTO-FALANTE 5” SUSPENSÃO ACUSTICA IMÃ DUPLO

ARANDELAS BRANCAS COM ALTO-FALANTE DE 6 “

COM TRANSFORMADORES DE LINHA 70 E 210V- DE 5 – 10 – 15 – 25W COM TRANSFORMADORES DE LINHA 70 E DE 210V SEM E COM CONTRÔLE DE VOLUME – CORES PRETA E BRANCA SEM E COM CONTROLE DE VOLUME – COR BRANCA

 

Explicaremos em linguagem simples e didática para compreensão desde os técnicos até instaladores leigos.

 

Mais de 70% das instalações de som ambiente estão de certa forma incorretas.

 

1 – Muitos leigos não diferenciam som ambiente com outros sistemas sonoros como som de eventos, automotivo ou home theater.

O som automotivo, som de sala 3 em 1, home theater e de eventos caracterizam-se por ter freqüências expandidas desde 20HZ a 20KHZ ou até mais.

Nos shows de músicas, discotecas, carnaval e outros eventos, o som é o principal centro das atenções.

O som alto é parte integrante desses eventos e este tipo de sonorização não é considerado Som Ambiente, mas sim, como Som Profissional (PA)

 

2 – Em som ambiente, o som não é o principal foco de atenção das pessoas. As pessoas vão fazer compras em lojas, trabalhar nas empresas ou escritórios ou até mesmo andar nas ruas que são sonorizadas.

O volume deve ser sutil, suficiente para que as pessoas possam ouvir e se relaxar com a música, não sendo perturbadas ao conversar com outras pessoas, podendo telefonar, trabalhar e estudar.

 

 

FAIXA DE FREQUÊNCIA:

Ao contrário de som de Home Theater e de eventos, a alta qualidade de som ambiente necessita de restrição de frequências para o seu bom desempenho

A frequências devem ser restringidas de 100HZ a 15KHZ ou até mais. A Associação de Engenharia de Áudio Americana recomenda restrições de 120 a 12000HZ para som ambiente

Frequências abaixo de 100HZ provocam um distúrbio psico-acústico que interfere nas conversas das pessoas. Isso é observado quando passa um carro com o som graves exageradamente alto.

Essas freqüências provocam uma espécie de intermodulação que impede o entendimento das conversas. As pessoas interrompem as conversas até o carro passar.

No som ambiente são usados alto falantes de 4 a 6 polegadas, e as freqüências baixas como não são reproduzidas corretamente, podem saturar os alto falantes.

Frequências acima de 15KHZ podem provocar uma estridência irritante.

As mensagens de voz exige-se o máximo de inteligibilidade. A faixa útil da voz restringe as freqüências de 300HZ até 3.400HZ.

No sistema de chamada por som ambiente não é necessário chegar a tanto,mas evite as freqüências baixas que dão uma voz retumbante, difícil de entender.

 

 

POTÊNCIA EM CADA CAIXA:

Em som ambiente a potência pode ir de 5W RMS até 15W RMS.  Os leigos preferem 25 a 50W RMS o que é um exagero.

Quando testamos as caixas de alto falantes, uma só caixa de apenas 5W RMS chega a ser exageradamente alto em um ambiente de 120m2, não permitindo conversas ou telefonemas.

Mesmo em som de publicidade de ruas, o volume de 15W RMS chega a ser alto o suficiente para os moradores e comerciantes da rua reclamarem pedindo para a reduzir o volume.

 

As principais causas dos leigos optarem por potências maiores são:

Não saber distinguir potências RMS e PMPO.

Julgar que a potência marcada no alto falante é a potência de consumo.

Essa potência é o quanto o alto falante resiste e não o seu consumo.

Também projetos errados, podem fazer com que mais de 90% da potência seja desperdiçada, gerando mitos entre leigos que é necessário potências de 30W ou mais W em Som Ambiente.

 

 

BARZINHOS: É comum o atrito entre os proprietários de barzinhos e seus visinhos devido ao som alto.

Os que substituíram por um som correto, com caixas de 5W,  em 3 metros próximos das mesas, com volume baixo, receberam elogios dos clientes que podem conversar calmamente entre si e tornando o som inaudível aos visinhos que não mais reclamam.

Em som ambiente e som de eventos é a mesma coisa. Não se deve trocar os sistemas.

RESUMINDO: Em inglês som ambiente é denominado Background Sound ou seja: som de fundo, não atrapalhando as conversas de pessoas mesmo estando 2 metros separados, nem perturbando o seu trabalho ou estudos. O som deve ser confortável, baixo, não retumbante e nem estridente.

Recomendamos o sistema de linha de som ambiente de 210V

Mais informações em nosso site.

 

Os produtos KELETRON/FONTAT SÃO FABRICADOS A 40 ANOS PELA INDÚSTRIA:

YOJI KONDA EPP

Rua Comandante Salgado 120 – 16400-501 – LINS – SP

Telefone: 14 3522 2428 – Telefax: 14 3522 7066

Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. – Web: www.yojikonda.com 

 

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Novembro chegando (OP197)

Novembro é o mês de encerramento das aulas e com isso, diferentemente do que muitos pensam, as atividades estudantis não terminam. Alguns curtirão suas férias, mas outros ficam para exames e mais ainda, precisam terminar seus TCCs.

Leia mais...

Errar
Errar é humano. (Errare humanum est)
De um conceito de Sêneca (557 397 a.C). - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)