NOSSAS REDES SOCIAIS -

Publicidade através da sonorização ambiente de ruas (COL131)

A sonorização ambiente de ruas e praças vem chamando a atenção dos que comercializam e instalam equipamentos de som devido à sua súbita expansão, tanto em instalações como em vendas de materiais, pois cada instalação exige 50 a 100 caixas de som e mais de 1.000 metros de fiação.

É um sistema que se originou dos antigos serviços de alto falantes e dos chamados radio postes, hoje totalmente remodelados e modernizados, sem os inconvenientes do passado que incomodavam as pessoas com seu volume alto.

Em algumas cidades as instalações estão sendo feitas pelas prefeituras que reloca os serviços para empresas de publicidade através da licitação, desde que os mesmos usem os serviços também para campanhas educativas da população do município.

A Petrobrás vem patrocinando as instalações em mais de 10 municípios da Paraíba como meio de contribuir para a integração e desenvolvimento social das regiões.

Também a Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro vem implantando esses sistemas nas comunidades.

Som Ambiente de Ruas trabalha com volume sutilmente reduzido, apenas o suficiente para se ouvir, proporcionando músicas agradáveis, entremeadas de propaganda de bom gosto, sem alardes e sensacionalismo, pagos através de publicidades das lojas da área.

Este sistema vem substituindo os “carros de som”, que por terem por ter um único ponto de som, necessita de alto volume para ser ouvido em toda extensão da rua.

A Sonorização Ambiente de Ruas, ao contrário, trabalha com caixas espalhadas ao longo da rua, necessitando um volume mínimo, não incomodando ninguém.

As caixas são instaladas nos postes, com a permissão das concessionárias de energia ou telefone.

Substituem as ilegais Rádios Piratas, pois uma Radio Comunitária legal não pode veicular propaganda, fonte de sustento das empresas de publicidade

A Keletron-Fontat (veja anuncio no site e link no final do artigo), com mais de 40 anos na fabricação de transformadores para som ambiente e outros, vem colaborar com esses profissionais através de informações técnicas corretas, tão carentes neste setor. Basta dizer que mais de 80% dessas instalações existentes estão trabalhando de maneira incorreta com deficiências.

 

1 - O sistema necessita de um transformador tronco de 210V, elevando as baixas tensões da saída dos amplificadores, para uma tensão mais alta, impulsionando os sinais para que possam percorrer ao longo das linhas, muitas vezes de quilômetros, sem perdas significativas.

 

2 - Em cada caixa deverá ser colocado um transformador de linha de 210V que rebaixa os sinais, equalizando corretamente a potência para cada caixa.

Os modelos CX210-15 da Keletron possuem já internamente os transformadores de linha 210 V x 15 W – O modelo CX210-15P além do transformador, possui controle de volume.

 

3 – EVITE VOLUME ALTO.. Deixe o som em um nível confortável, sem atrapalhar as conversas das pessoas e seu trabalho. Muitas pessoas estão negociando nas lojas ou trabalhando nos escritórios. Observe como as pessoas ficam irritadas quando passam um carro de som com volume alto nas ruas.

Som Ambiente de Ruas é um sistema de publicidade e como tal deve ser agradável, com publicidade e música de bom gosto, sem alardes, tal como o som ambiente de lojas.

Deve ter natureza comunicativa e relaxante. Os lojistas da rua passam a pedir inserções de publicidade e até mesmo órgãos governamentais solicitam publicidade como campanha de vacinações, contra a dengue e outros quando o sistema é bem feito.

Um volume alto está sujeito à sanções das autoridades por perturbar o sossego público e poderá ser considerada  poluição ambiental sonora. Muitas empresas foram autuadas por este motivo.

Nos países de língua inglesa, Som Ambiente é denominado Backgroud Sound ou seja,  som de fundo, sem ser predominante. As  predominâncias são o respeito, as conversas das pessoas, seus trabalho e sossego.

Engenheiros e técnicos especializados instalaram Som Ambiente de Ruas verificando que apenas 15 W por caixa são suficientes, proporcionando um som que pode ser bem ouvido, sem perturbar.

O segredo é: espalhar bastante caixas de som tocando baixo e não poucas caixas tocando alto.

 

SOM ALTO É SOM PARA EVENTOS E É DENOMINADO PA – INDICADO PARA SHOWS, CARNAVAIS DE RUAS E OUTROS - NÃO SERVE PARA SOM AMBIENTE OU DE RUAS.

 

Devido ao volume excessivo, retumbância de graves e estridência de agudos,  muitas empresas tiveram suas atividades multadas e cassadas, atendendo aos abaixo assinados de reclamantes.

 

4 – SOM AMBIENTE DE RUAS tem um princípio diferente dos Sistemas PA

 

5 - Frequências de trabalho:

 

É frequente ver características como: frequência 20 a 20.000 Hz. Esta faixa  pode ser aconselhada para sons de Home Theather, Shows e Som Automotivo, mas é inadequada para som ambiente de ruas.

O som deve ter frequências limitadas entre 100 Hz a 15.000 Hz.  Algumas empresas de engenharia de som recomendam de 200 Hz a 12.000 Hz, pois a alta qualidade de som ambiente de ruas necessita de restrição de frequências e não sua expansão.

Quando a comunicação é apenas vocal, as empresas de telefonia, e os fabricantes de transceptores de radio limitam as frequências de 300 a 3400 Hz.

Abaixo de 100 Hz temos um fenômeno  que bloqueia e atrapalha a inteligibilidade das conversas entre pessoas.

Esse é um dos motivos porque não precisa usar caixa de som com alto falantes maiores que 4 a 6  polegadas. 5 polegadas, full range, e de suspensão acústica, é uma boa escolha. Não há necessidade de tweeter.

 

6 - O sistema indicado em Som Ambiente de Ruas é a linha de 210V. Não use a linha de 70V ou outros sistemas.

 

7 - Fios para este tipo de instalação:

 

Uma das deficiências encontradas em Som Ambiente de Ruas é o cabeamento das linhas de som nos postes.

As linhas são longas de até 3 km e o uso de fios finos como os telefônicos FEAA80 ou FEAA-100, provoca quedas de até 90% na potência, nos finais das linhas.

AA significa Alma de Aço ou Arame de Aço. Esses fios também são denominados simplesmente FE-080 ou FE-100.

O cobreamento é apenas para que o fio não se oxide. Não tem influencia na sua condutibilidade.

Esses fios foram projetados para interligar os sinais telefônicos dos postes até a casa do assinante.

Antigamente usava-se o fio FE-100 e atualmente se usa o FE-080, que é mais barato.

O FE-080 tem o diâmetro do fio de aço de 0,8 mm, correspondendo a uma área de 0,56 mm2.

Note a diferença de especificação. Os fios de cobre são especificados pela área transversal, em mm2 e os fios de aço pelo diâmetro.

A norma IACS ( International  Anneled Copper Stand ) estabelece que  fios de aço tem apenas 8% de condutibilidade em relação ao cobre.

 

Porque as telefônicas usam fios de aço tipo FE-080:

1 – Os sinais de telefone são de apenas 0,5 watt.

2 – Esses fios são 4 vezes mais baratos em relação aos de cobre.

3 – Não tem valor como sucata, diminuindo os furtos de fios.

 

Pode ser usado o fio PLASTCHUMBO DE 1,5 mm2 OU DE 2,5mm2 que são feitas com fio de cobre.

 


 

 

 

Não encontrando esses cabos, use fios comuns, RÍGIDOS de 2,5 mm, usados em instalações elétricas, ou cabos PP de 1,5mm2 ou 2,5mm2

O cabeamento dos postes é uma das partes mais importante do sistema. Não faça falsa economia usando cabos impróprios.

O sucesso ou fracasso do sistema pode  depender da correta escolha dos cabos.

EVITE chamar o sistema como RÁDIO POSTE. Denomine-o SOM AMBIENTE DE RUAS.

A denominação Rádio Poste tem provocado muitos equívocos, confundindo como sistema de radiodifusão ou  Rádio Pirata.

A Anatel já se manifestou a respeito, informando que o sistema não se enquadra como Rádio ou Radiodifusão por não se utilizar de ondas de rádio, não necessitando nenhum licenciamento por parte dela.

É apenas um Serviço de Publicidade e Propaganda através de Alto Falantes.

Na figura abaixo um sistema completo sugerido pela Keletron.

 

 


 

 

 

Mais informações em: www.yojikonda.com 

 

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Novembro chegando (OP197)

Novembro é o mês de encerramento das aulas e com isso, diferentemente do que muitos pensam, as atividades estudantis não terminam. Alguns curtirão suas férias, mas outros ficam para exames e mais ainda, precisam terminar seus TCCs.

Leia mais...

Surdos
Não há piores surdos que aqueles que não querem ouvir. (Il n y a point de pires sourds que ceux qui ne veulent pás entendre.)
Molire (1622 - 1673) - O Amor Médico - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)