Teste de LEDs com o Osciloscópio - NE0044

Os LEDs se comportam como diodos e por isso o seu teste é semelhante. Isso pode ser comprovado com o circuito que damos a seguir em que se obtém a curva característica deste componente para sua comprovação de estado. O circuito de teste, que faz uso de um pequeno transformador e de um osciloscópio é mostrado na figura1, da forma como foi simulado no Multisim.


Figura 1 – Circuito de teste de LEDs.

O transformador pode ser de qualquer tipo com tensões de secundário entre 5 e 12 V e correntes entre 50 mA e 300 mA. Os LEDs que podem ser testados são os monocromáticos que não possuam circuitos de controle internos como pisca-pisca, fontes de corrente constante, etc. Na figura 2 temos a forma do sinal visualizado no osciloscópio virtual do Multisim.


Figura 2 – Característica observada no osciloscópio

Observe que a base de tempo (timebase) é ajustada para a função  B/A, ou seja, tensão em X versus tensão em Y. Observe também as sensibilidades ajustadas nos dois eixos.

A simulação e netlist estão disponíveis clicando aqui para que o próprio leitor faça as alterações do circuito que desejar.


Opinião

Novos tempos (OP213)

O mundo mudou. Depois da pandemia e também da guerra na Ucrânia o mundo será outro. Estamos presenciando e percebendo isso. Já não somos mais os mesmos.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia