Disparador de Schmitt - NE0064

Os disparadores de Schmitt ou Schmitt Triggers são circuitos que convertem um sinal senoidal ou de outras formas de onda (dente de serra, triangular, etc) num sinal retângula. O circuito que apresentamos na figura 1 utiliza dois transistores NPN e pode operar em freqüências que alcançam alguns megahertz.



Figura 1 – Diagrama do Disparador de Schmitt (Schmitt Trigger) com dois transistores.

Os disparadores são de grande utilidade na conversão de sinais analógicos ou de sensores em sinais digitais que possam ser utilizados por circuitos lógicos, microcontroladores, microprocessadores e DSPs.

A alimentação pode ser feita com tensões na faixa de 9 a 15 V. Na simulação temos a aplicação de um sinal senoidal de 5 mVpp com 5 kHz e a obtenção de um sinal de quase 10 V de amplitude, perfeitamente retangular. A imagem destes sinais pode ser visualizada no osciloscópio virtual do Multisim, conforme mostra a figura 2.



Figura 2 – Imagem dos sinais obtidos no circuito.

Transistores equivalentes podem ser empregados. Clique aqui para obter a simulação e a netlist para eventual utilização do circuito em outras aplicações.


Opinião

Novos tempos (OP213)

O mundo mudou. Depois da pandemia e também da guerra na Ucrânia o mundo será outro. Estamos presenciando e percebendo isso. Já não somos mais os mesmos.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia