Coluna Tec - 19 a 23 de abril (TEC034)

Como de costume , todas as sextas temos aqui no site do Instituto os mais inusitados projetos eletrônicos, dicas de leitura e de projetos que rolam no mundo da tecnologia por Marcos de Lima Carlos.

 

Projetos

Minimal MQTT com microPython

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Esse é um artigo que explica as partes de um projeto para aprender mqtt. MicroPython é um similar moderno do BasicStamp. No projeto é feito uma montagem de um servidor Mqtt (com linux ou macOS) e o passo a passo da programação de um esp32/8266 enviando medidas de alguns sensores de umidade de tempos e tempos. É um projeto simples, fácil e seguindo o passo a passo não há dificuldades.

 


 

Teclado de atalhos com Raspberry Pi pico

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Embora seja um projeto que já abordamos aqui com Arduino, esse caso aqui é mais prático. Ele utiliza uma Raspberry Pi Pico para fazer um teclado de macros para OBS studio. Se você olhar com calma o projeto poderá fazer os teclados de macro que quiser. Um excelente projeto para melhorar a produtividade.

 


 

Utilizando MIDI para resolver um problema de atalho de teclado

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Essa é uma das soluções de multimídia mais engenhosa que já vi. O projeto envolve apresentações multimídia online e necessita de troca de slides por um terceiro. Foi construído um teclado com as teclas avançar e retroceder. Porém isso não era suficiente para o apresentador avisar outra pessoa que precisava ir para o próximo slide ou o slide anterior. Projetou então um som conectado a um aplicativo por MIDI para avisar que o próximo slide ou o slide anterior seja acionado. O projeto completo está disponível nesse site ( https://www.instructables.com/Slide-Advance-Alert-System/ ).

 


 

Tecnologia e Cultura

Software CAM open source no browser

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Embora ainda não esteja no mesmo nível de um software desktop, o Kiri::Moto é um software que roda 100% no navegador do lado do cliente e não precisa de instalação. Além de gerar todo o código G para impressão 3D, fresadoras e cortes a laser, esse software é atualizado constantemente com base em pedidos de comunidade. Totalmente opensource ele é uma alternativa criada para o mundo maker em relação ao Fusion 360.

Assista ao Video - https://youtu.be/08795Sj22QE?list=PLRoVgyRoWZps-MD0NigZhWNkAL6NRjXwN

 


 

Arduino IDE 2.0 com debugger

Embora o Arduino IDE forneça uma interface simples e clara, ideal para usuários novatos, os usuários mais avançados geralmente relatam que os recursos de edição são um pouco limitados em comparação com os editores modernos. Isso inclui recursos como recuo de código, dobradura de bloco, colchetes de fechamento automático, busca e substituição de expressão regular, alternância de comentários. Além disso, muitos usuários têm solicitado a depuração on time, ou seja, a capacidade de executar o código em uma placa anexada e interrompê-lo em uma determinada linha para verificar o conteúdo das variáveis, memória e registros. O debug já é um grande passo para a próxima etapa. Também foi adicionado outras funcionalidades a IDE.

 


 

Por que um padrão OTA (on the air) para updates automotivos são importantes?

Os carros de hoje são essencialmente redes sobre rodas, com computadores e sofisticados dispositivos eletrônicos de bordo executando softwares complexos para manter seus ocupantes seguros, confortáveis e entretidos. Os carros atuais contêm, cada um, mais de 50 dispositivos eletrônicos, de vários fornecedores, executando uma combinação de sistemas operacionais e usando vários protocolos de rede. A complexidade resultante tem uma desvantagem infeliz: recalls relacionados a software estão se tornando cada vez mais problemáticos, custando bilhões à indústria automobilística. Por exemplo, em agosto, a Honda teve que realizar o recall de 608.000 vans e SUVs no mercado dos EUA para atualizar o software defeituoso que fazia com que os painéis de instrumentos não mostrassem a velocidade e outras informações importantes, incluindo a imagem da câmera retrovisora. Existem muitos outros exemplos semelhantes de problemas de software que exigem recalls caros e inconvenientes.

 


 

Extras

Você está fazendo a análise SWOT de forma reversa?

A análise SWOT é uma ferramenta reconhecida para identificar os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças de uma organização, departamento, produto ou serviço. No entanto, apesar do amplo uso da ferramenta, muitas vezes é conduzida de forma ineficaz, tornando a análise menos do que perspicaz, sem um caminho claro para a ação Parte do problema está em focar nos fatores internos - pontos fortes e fracos - primeiro. Mas, ao virar isso de cabeça para baixo, você pode conduzir uma análise melhor que pode resultar em recomendações estratégicas mais acionáveis. Primeiro, reúna um inventário das condições ambientais relevantes - as ameaças e oportunidades. Em seguida, explore os pontos fortes e fracos internos. Por fim, gere recomendações usando esta frase simples: “Dada a condição de [fator externo], nossa capacidade de [fator interno] leva à nossa recomendação de que [recomendação].” Olhando primeiro para as condições externas e depois para os atributos internos, você gerará um conjunto melhor de ideias bem definidas e com suporte para seguir em frente.

 


 

MPLAB - X IDE

MPLAB® X Integrated Development Environment (IDE) é um programa de software expansível e altamente configurável que incorpora ferramentas poderosas para ajudá-lo a descobrir, configurar, desenvolver, depurar e qualificar projetos incorporados para a maioria dos microcontroladores e controladores de sinal digital da Microchip. MPLAB X IDE funciona perfeitamente com o ecossistema de desenvolvimento de software e ferramentas MPLAB, muitos dos quais são totalmente gratuitos. Funciona para a linha de chips da Microchip.

 


 

Leitura da semana

A incrível viagem de Shackleton: a mais extraordinária aventura de todos os tempos

No verão de 1914, Sir Ernest Shackleton parte a bordo do Endurance em direção ao Atlântico Sul. O objetivo de sua expedição era cruzar o continente antártico, passando pelo Polo Sul. Mas, a apenas um dia do ponto de desembarque planejado, o Endurance fica aprisionado num banco de gelo no mar de Weddell e acaba sendo destruído.

Por quase seis meses, Shackleton e sua tripulação sobrevivem em placas de gelo em uma das mais inóspitas regiões do mundo, até que conseguem iniciar sua tentativa de retorno à civilização nos botes salva-vidas.

Através dos diários e entrevistas com alguns membros da expedição, Alfred Lansing reconstrói as dificuldades que a tripulação do Endurance enfrentou. Em uma narrativa fascinante, Lansing descreve como Shackleton conseguiu que, após quase dois anos do início da viagem, todos retornassem com vida.

 


 

 

 


Opinião

Olhando para o futuro

Já estamos aprendendo a viver com a pandemia e nos preparando para os tempos em que tudo voltará ao normal, mas não o normal a que estávamos acostumados. Um novo normal, com novos hábitos, a tecnologia aplicada talvez de uma forma diferente, novas profissões e principalmente tecnologias específicas que antes não haviam sido pensadas.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia