Texto extraído do site INCB - www.newtoncbraga.com.br

Interface-Paralela Simples PC - NE0021

Se bem que as portas paralelas estejam cada vez menos presentes nos computadores, tipos antigos que possam ser utilizados em experimentos de robótica, mecatrônica ou automação são uma boa pedida. Para estes sugerimos o circuito simples de acionamento mostrado na figura 1.

Este circuito pode acionar uma carga resistiva (lâmpada) ou ainda um relé ou solenóide até 50 mA com o transistor utilizado ou mais com um BD135 (até 200 mA). O acionamento é feito quando o pino correspondente da porta é levado ao nível alto.


Figura 1 – Circuito de um canal do controle pela porta paralela do PC


A simulação pelo Multisim leva em conta a produção de um sinal semelhante ao que se obtém na porta paralela, feita pelo gerador de funções. Assim, os pulsos de 5 V fazem com que a lâmpada pisque em intervalos regulares quando a simulação é ativada. A forma de onda obtida é mostrada na figura 2.

Observe que o sinal da porta paralela tem uma amplitude de 5 V, mas a alimentação da carga do circuito é feita com 12 V. Esta carga, na realidade pode ser alimentada com tensões de 5 a 12 V, ou conforme o transistor utilizado suporte.

 

Figura 2 – Forma de onda do sinal obtido.


Os diodos utilizados podem ser os 1N4148 ou quaisquer equivalentes de uso geral. Observe ainda que o negativo da alimentação da carga deve ser comum ao terra do PC.

Clique aqui para obter a simulação no Multisim e a netlist para exportação de dados do circuito.